Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daiane Cristina de Lima dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196270
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_7779731b920a601a78e233f4efe3007d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196270
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágioImaginaçãoludicidadecriançaestágioanos iniciaisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho busca, a partir de uma experiência no estágio de docência nos Anos Iniciais na Escola Desdobrada Costa da Lagoa em Florianópolis (2014), investigar como a articulação da imaginação e da ludicidade no ensino pode contribuir para a qualidade das atividades com as crianças no estágio de docência do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho tem uma abordagem qualitativa, incluindo uma pesquisa bibliográfica a partir do referencial sobre o tema estudado no Curso de Pedagogia (Vigotski e Egan, entre outros), seguida de uma reflexão a respeito da atitude das crianças diante das atividades propostas. Foram analisados os registros que a autora e sua colega de dupla de estágio realizaram ao longo de todo o processo de estágio na 8ª fase, tendo sido selecionados aqueles que melhor exemplificam o apelo à imaginação e às atividades lúdicas junto às crianças. De acordo com os resultados, conclui-se que atividades envolvendo a formação de imagens, o despertar da curiosidade, a criação de hipóteses, a exploração de narrativas, e a promoção de experimentações, por envolverem imaginação e ludicidade, constituem-se em possibilidades importantes para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.Florianópolis, SCGirardello, GilkaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Daiane Cristina de Lima dos2019-05-28T13:54:45Z2019-05-28T13:54:45Z2014-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196270porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-28T13:54:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196270Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-28T13:54:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio
title Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio
spellingShingle Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio
Santos, Daiane Cristina de Lima dos
Imaginação
ludicidade
criança
estágio
anos iniciais
title_short Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio
title_full Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio
title_fullStr Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio
title_full_unstemmed Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio
title_sort Possibilidades imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio
author Santos, Daiane Cristina de Lima dos
author_facet Santos, Daiane Cristina de Lima dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girardello, Gilka
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daiane Cristina de Lima dos
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginação
ludicidade
criança
estágio
anos iniciais
topic Imaginação
ludicidade
criança
estágio
anos iniciais
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-20
2019-05-28T13:54:45Z
2019-05-28T13:54:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196270
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 36 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652333414875136