A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185153 |
Resumo: | Tese |
id |
UFSC_78f634787177abcaef04a86ed598d0be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185153 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturaisMulticulturalismo; Identidade e Cultura Surda; Curso Bilíngue de Pedagogia.TeseNa presente pesquisa, buscamos analisar perspectivas, potenciais e tensões multiculturais que ocorrem no contexto do desenvolvimento do Curso Bilíngue de Pedagogia, no Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Construímos nossa argumentação a partir do pensamento multicultural, defendido por teóricos como Canen (2002, 2007, 2008, 2009) Candau (2009, 2010, 2012), Moreira (2001, 2002), Hall (1997) e Skliar (2010), no sentido de valorizar a pluralidade e desafiar preconceitos com relação às diferenças identitárias. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa qualitativa, configurando-se em um estudo de caso, em que analisamos discursos sobre o curso no contexto do seu Projeto Político Pedagógico, bem como aqueles circulantes a partir das vozes dos alunos surdos, ouvintes e da gestão do referido curso. Nessa perspectiva, a pesquisa buscou compreender como se configura a experiência do curso dentro de um universo específico – o do INES, levantando características, dificuldades, conquistas e desafios, a partir do ponto de vista de seus diferentes atores. Para tanto, as estratégias de coleta de dados se deram por meio de entrevistas, grupos focais, estudos de documentos e observação. Nos resultados, observamos que, dentre as tensões vivenciadas no interior do curso, destacam-se os esforços pela concretização de uma visão de bilinguismo, no contexto de possíveis relações de poder entre as línguas – LIBRAS e Língua Portuguesa. O estudo também evidenciou, sobretudo, a complexidade de processos de construção e reconstrução identitária de alunos surdos, passando por mecanismos de compreensão da identidade surda, que vão desde perspectivas de supremacia à tendências de sua negação. O presente estudo identificou questões que remetem à diferença e ao hibridismo, procurando apontar possíveis caminhos para o aprimoramento constante das relações identitárias para perspectivas futuras de uma pedagogia que contemple a identidade surda e suas relações com as outras identidades culturais.UFRJ2018-03-23T23:01:58Z2018-03-23T23:01:58Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBATISTA, Aline Cleide. A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais. 2014. 146 f. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014. Orientadora: Ana Canenhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185153BATISTA, Aline Cleideporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-08T17:56:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185153Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-08T17:56:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais |
title |
A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais |
spellingShingle |
A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais BATISTA, Aline Cleide Multiculturalismo; Identidade e Cultura Surda; Curso Bilíngue de Pedagogia. |
title_short |
A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais |
title_full |
A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais |
title_fullStr |
A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais |
title_full_unstemmed |
A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais |
title_sort |
A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais |
author |
BATISTA, Aline Cleide |
author_facet |
BATISTA, Aline Cleide |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BATISTA, Aline Cleide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalismo; Identidade e Cultura Surda; Curso Bilíngue de Pedagogia. |
topic |
Multiculturalismo; Identidade e Cultura Surda; Curso Bilíngue de Pedagogia. |
description |
Tese |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2018-03-23T23:01:58Z 2018-03-23T23:01:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BATISTA, Aline Cleide. A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais. 2014. 146 f. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014. Orientadora: Ana Canen https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185153 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Aline Cleide. A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais. 2014. 146 f. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014. Orientadora: Ana Canen |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652023051059200 |