A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Aline Cleide
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185153
Resumo: Tese
id UFSC_78f634787177abcaef04a86ed598d0be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185153
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturaisMulticulturalismo; Identidade e Cultura Surda; Curso Bilíngue de Pedagogia.TeseNa presente pesquisa, buscamos analisar perspectivas, potenciais e tensões multiculturais que ocorrem no contexto do desenvolvimento do Curso Bilíngue de Pedagogia, no Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Construímos nossa argumentação a partir do pensamento multicultural, defendido por teóricos como Canen (2002, 2007, 2008, 2009) Candau (2009, 2010, 2012), Moreira (2001, 2002), Hall (1997) e Skliar (2010), no sentido de valorizar a pluralidade e desafiar preconceitos com relação às diferenças identitárias. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa qualitativa, configurando-se em um estudo de caso, em que analisamos discursos sobre o curso no contexto do seu Projeto Político Pedagógico, bem como aqueles circulantes a partir das vozes dos alunos surdos, ouvintes e da gestão do referido curso. Nessa perspectiva, a pesquisa buscou compreender como se configura a experiência do curso dentro de um universo específico – o do INES, levantando características, dificuldades, conquistas e desafios, a partir do ponto de vista de seus diferentes atores. Para tanto, as estratégias de coleta de dados se deram por meio de entrevistas, grupos focais, estudos de documentos e observação. Nos resultados, observamos que, dentre as tensões vivenciadas no interior do curso, destacam-se os esforços pela concretização de uma visão de bilinguismo, no contexto de possíveis relações de poder entre as línguas – LIBRAS e Língua Portuguesa. O estudo também evidenciou, sobretudo, a complexidade de processos de construção e reconstrução identitária de alunos surdos, passando por mecanismos de compreensão da identidade surda, que vão desde perspectivas de supremacia à tendências de sua negação. O presente estudo identificou questões que remetem à diferença e ao hibridismo, procurando apontar possíveis caminhos para o aprimoramento constante das relações identitárias para perspectivas futuras de uma pedagogia que contemple a identidade surda e suas relações com as outras identidades culturais.UFRJ2018-03-23T23:01:58Z2018-03-23T23:01:58Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBATISTA, Aline Cleide. A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais. 2014. 146 f. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014. Orientadora: Ana Canenhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185153BATISTA, Aline Cleideporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-08T17:56:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185153Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-08T17:56:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais
title A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais
spellingShingle A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais
BATISTA, Aline Cleide
Multiculturalismo; Identidade e Cultura Surda; Curso Bilíngue de Pedagogia.
title_short A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais
title_full A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais
title_fullStr A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais
title_full_unstemmed A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais
title_sort A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais
author BATISTA, Aline Cleide
author_facet BATISTA, Aline Cleide
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Aline Cleide
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo; Identidade e Cultura Surda; Curso Bilíngue de Pedagogia.
topic Multiculturalismo; Identidade e Cultura Surda; Curso Bilíngue de Pedagogia.
description Tese
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-03-23T23:01:58Z
2018-03-23T23:01:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Aline Cleide. A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais. 2014. 146 f. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014. Orientadora: Ana Canen
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185153
identifier_str_mv BATISTA, Aline Cleide. A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais. 2014. 146 f. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014. Orientadora: Ana Canen
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRJ
publisher.none.fl_str_mv UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652023051059200