Estratégias para a compreensão leitora: um estudo no 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schardosim, Chris Royes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158442
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.
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spelling Estratégias para a compreensão leitora: um estudo no 6º ano do ensino fundamentalLinguísticaCompreensao na leituraTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.Esta pesquisa é sobre estratégias para a compreensão leitora com estudantes de 6º ano do ensino fundamental. O método desta tese é composto dos pressupostos da pesquisa experimental (WITTER, 1996; SCLIAR-CABRAL, 2001) dentro da psicolinguística aplicada (WITTER, 1973). Assim, é de natureza descritiva e aplicada, com análises quantitativas e qualitativas. O propósito foi realizar uma pesquisa experimental com um grupo de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual no município de Ibirama, Santa Catarina. Aqui foi analisada a leitura com a postura de busca por informações (GERALDI, 1999) realizando um diagnóstico da compreensão em leitura através do delineamento do perfil leitor de um grupo amostral constituído de 30 estudantes, divididos igualmente em grupo controle e experimental, aplicando três mecanismos de geração de dados: um questionário de perfil leitor, um questionário de estratégias de leitura e um teste de compreensão. A base teórica para este estudo é constituída dos trabalhos de Cunha (2012), Cunha e Capellini (2009), Kopke Filho (2002), Schardosim (2010b), Souza, L. (2010), bem como os parâmetros do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, conhecido pela sigla em inglês: PISA (INEP, 2000, 2009, 2013) e o INAF (2011). O escopo teórico consiste, principalmente, em Baker e Brown (1984), Boruchovitch (2001), Duke e Pearson (2002), Griffiths (2008), Kintsch (2004), Kleiman (1995, 2000, 2002), Koch (2006), Scliar-Cabral (1991, 2001, 2003a, 2003b, 2010), Scliar-Cabral e Souza (2011), Solé (1998), Souza, A. (2004), Souza e Garcia (2012), Terzi (1992, 1995, 1997), Tomitch (2003; 2007; 2008), Van Dijk (1992), Van Dijk e Kintsch (1983). Após o diagnóstico foi elaborada uma oficina de leitura, com 10 encontros, realizada com o grupo experimental, com instrução explícita e sistemática de estratégias de leitura, com o objetivo de investigar se o ensino de estratégias de leitura causa alguma modificação na competência em compreensão. Ao final da oficina foi realizado um pós-teste junto ao grupo controle e ao grupo experimental, semelhante ao realizado no diagnóstico, consistindo na aplicação do mesmo questionário de estratégias de leitura e de um novo teste de compreensão, com o mesmo formato e critérios do pré-teste. Dessa forma, a análise dos dados do pós-teste mostrou, em comparação com o resultado do diagnóstico, que o desempenho em compreensão do grupo que participou da oficina não melhorou, mas o uso de estratégias sim, aumentando a frequência de uso e a variedade.<br>Abstract : This research is about strategies for reading comprehension with students from 6th grade of elementary school. The method of this thesis consists of the assumptions of experimental research (WITTER, 1996; SCLIAR-CABRAL, 2001) linked to the applied psycholinguistics (WITTER, 1973). Thus, it is of descriptive and applied nature, with quantitative and qualitative analysis. The purpose was to conduct an experimental research with a group of students from the 6th year of elementary school in a public school in the city of Ibirama, Santa Catarina. The reading with a posture of searching information (GERALDI, 1999) were analyzed, performing a diagnosis of reading comprehension through the profile of the design reader of a sample group consisting of 30 students, divided equally into control and experimental group, using three mechanisms to have data generation: a questionnaire about the reader profile, a questionnaire of reading strategies and a comprehension test. The theoretical basis for this study consists on works of Cunha (2012), Cunha and Capellini (2009), Kopke Filho (2002), Schardosim (2010), Souza, L. (2010) as well as the parameters of the International Program Student Assessment, known by the acronym: PISA (INEP, 2000, 2009, 2013) and the INAF (2011). The theoretical scope mainly consists in Baker and Brown (1984), Boruchovitch (2001), Duke and Pearson (2002), Griffiths (2008), Kintsch (2004), Kleiman (1995, 2000, 2002), Koch (2006), Scliar-Cabral (1991, 2001, 2003a, 2003b, 2010), Scliar-Cabral and Souza (2011), Solé (1998), Souza, A. (2004), Souza and Garcia (2012), Terzi (1992, 1997), Tomitch (2003, 2007, 2008), Van Dijk (1992) and Van Dijk and Kintsch (1983). After diagnosing, a reading workshop with 10 meetings was developed and it was held with the experimental group, with explicit and systematic instruction about reading strategies, in order to investigate whether the teaching of reading strategies cause any change in the understanding competence. At the end of the workshop a post-test was performed with the control group and the experimental group, similar to the one that had been performed in the diagnosis, consisting of the application of the same questionnaire of reading strategies and a new comprehension test, with the same format and criteria of the pretest. This way, the data of the post-test analysis showed, in comparison to the diagnostic result, that the performance in understanding of the one that had participated in the workshop did not improved, but in the other hand, the use of strategies did it, increasing the frequency of use and the variety.Lazzarotto-Volcão, CristianeUniversidade Federal de Santa CatarinaSchardosim, Chris Royes2016-01-15T14:54:31Z2016-01-15T14:54:31Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis262 p.| il, grafs., tabs.application/pdf336826https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158442porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:01:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158442Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:01:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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