A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Neuza Bertoni
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204924
Resumo: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2019000300001&script=sci_arttext
id UFSC_7e1d7daed192292f73c76c4c8fd118cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204924
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação MatemáticaHistória da Educação MatemáticaSBEMENEMProfissão docenteSaberes para ensinar MatemáticaDisponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2019000300001&script=sci_arttextEm finais dos anos de 1980, com a criação da SBEM (Sociedade Brasileira da Educação Matemática), ampliou-se o espaço científico da Educação Matemática de novos tempos, tempos de declínio da Matemática moderna e de avanços tecnológicos, sobretudo tempos de questionamentos de saberes profissionais dos professores que ensinam Matemática. No âmbito dos questionamentos, a par da valorização dos aspectos subjetivos na formação do professor, destacam-se preocupações com a complexidade envolvida na caracterização dos saberes profissionais e a dificuldade de sistematizá-los em vista de sua transformação em saberes institucionalizados. Partindo do pressuposto de que saberes profissionais são aqueles que passaram por complexos processos de objetivação e sistematização até se tornarem institucionalizados e integrarem a formação de uma determinada profissão socialmente reconhecida, foram selecionados seis estudos seminais no intento de compreender que saberes foram considerados imprescindíveis para o professor ensinar Matemática nos tempos atuais. Os resultados apontam para uma formação não dispersa e fragmentada, capaz de expressar o sentido profissional apropriado ao novo século que coloque em sintonia saberes da ciência de referência com saberes das ciências da Educação, saberes para ensinar Matemática com arte e ciência, apropriados para a docência em um mundo em constante mudança.Boletim de Educação Matemática2020-03-19T18:38:35Z2020-03-19T18:38:35Z2019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, N. B.. A SBEM e Produção de Conhecimento em Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. v.33, p. i-xvi-xvi, 20191980-4415https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204924Pinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-19T18:38:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204924Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-19T18:38:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática
title A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática
spellingShingle A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática
Pinto, Neuza Bertoni
História da Educação Matemática
SBEM
ENEM
Profissão docente
Saberes para ensinar Matemática
title_short A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática
title_full A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática
title_fullStr A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática
title_full_unstemmed A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática
title_sort A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática
author Pinto, Neuza Bertoni
author_facet Pinto, Neuza Bertoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Neuza Bertoni
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
SBEM
ENEM
Profissão docente
Saberes para ensinar Matemática
topic História da Educação Matemática
SBEM
ENEM
Profissão docente
Saberes para ensinar Matemática
description Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2019000300001&script=sci_arttext
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09
2020-03-19T18:38:35Z
2020-03-19T18:38:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, N. B.. A SBEM e Produção de Conhecimento em Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. v.33, p. i-xvi-xvi, 2019
1980-4415
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204924
identifier_str_mv PINTO, N. B.. A SBEM e Produção de Conhecimento em Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. v.33, p. i-xvi-xvi, 2019
1980-4415
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Boletim de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651946991550464