A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204924 |
Resumo: | Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2019000300001&script=sci_arttext |
id |
UFSC_7e1d7daed192292f73c76c4c8fd118cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204924 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação MatemáticaHistória da Educação MatemáticaSBEMENEMProfissão docenteSaberes para ensinar MatemáticaDisponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2019000300001&script=sci_arttextEm finais dos anos de 1980, com a criação da SBEM (Sociedade Brasileira da Educação Matemática), ampliou-se o espaço científico da Educação Matemática de novos tempos, tempos de declínio da Matemática moderna e de avanços tecnológicos, sobretudo tempos de questionamentos de saberes profissionais dos professores que ensinam Matemática. No âmbito dos questionamentos, a par da valorização dos aspectos subjetivos na formação do professor, destacam-se preocupações com a complexidade envolvida na caracterização dos saberes profissionais e a dificuldade de sistematizá-los em vista de sua transformação em saberes institucionalizados. Partindo do pressuposto de que saberes profissionais são aqueles que passaram por complexos processos de objetivação e sistematização até se tornarem institucionalizados e integrarem a formação de uma determinada profissão socialmente reconhecida, foram selecionados seis estudos seminais no intento de compreender que saberes foram considerados imprescindíveis para o professor ensinar Matemática nos tempos atuais. Os resultados apontam para uma formação não dispersa e fragmentada, capaz de expressar o sentido profissional apropriado ao novo século que coloque em sintonia saberes da ciência de referência com saberes das ciências da Educação, saberes para ensinar Matemática com arte e ciência, apropriados para a docência em um mundo em constante mudança.Boletim de Educação Matemática2020-03-19T18:38:35Z2020-03-19T18:38:35Z2019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, N. B.. A SBEM e Produção de Conhecimento em Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. v.33, p. i-xvi-xvi, 20191980-4415https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204924Pinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-19T18:38:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204924Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-19T18:38:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática |
title |
A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática |
spellingShingle |
A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática Pinto, Neuza Bertoni História da Educação Matemática SBEM ENEM Profissão docente Saberes para ensinar Matemática |
title_short |
A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática |
title_full |
A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática |
title_fullStr |
A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática |
title_sort |
A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática |
author |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_facet |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Neuza Bertoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática SBEM ENEM Profissão docente Saberes para ensinar Matemática |
topic |
História da Educação Matemática SBEM ENEM Profissão docente Saberes para ensinar Matemática |
description |
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2019000300001&script=sci_arttext |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09 2020-03-19T18:38:35Z 2020-03-19T18:38:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, N. B.. A SBEM e Produção de Conhecimento em Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. v.33, p. i-xvi-xvi, 2019 1980-4415 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204924 |
identifier_str_mv |
PINTO, N. B.. A SBEM e Produção de Conhecimento em Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. v.33, p. i-xvi-xvi, 2019 1980-4415 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651946991550464 |