O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helou, Angela Regina Heinzen Amin
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Heinzen, Luiz Fernando, Otani, Nilo, Silveira, Rosana Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75115
Resumo: Este artigo foca a educação pelos vértices do conteúdo, do método e da gestão. Neste contexto indica alguns métodos para a construção da chamada Escola do Futuro, que vem sendo idealizada a partir de discussões e investigações que buscam apreender os anseios da sociedade. O delineamento da pesquisa caracteriza-se como estudo exploratório, do ponto de vista dos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em fontes secundárias para a formação do referencial teórico. Para os procedimentos sistemáticos, o estudo se desenvolveu em um ambiente que preconiza a abordagem qualitativa. Para a organização do conteúdo, fez-se uma incursão teórica nos aspectos técnicos e humanísticos que caracterizam o modelo de escola do futuro. As conclusões, ainda que passíveis de generalizações, fundamentam-se pelo referencial teórico proposto, assim, em termos de conteúdo, o caráter interdisciplinar é salientado; sobre o método é imperativo se pensar em novas metodologias educacionais que articulem os novos conhecimentos e formas de organização curricular que contemplem o estudante como sujeito ativo do processo de aprendizagem buscando romper com a fragmentação do conhecimento. Quanto à gestão, considera-se a realização de reformas educacionais pela introdução de modelos epistemológicos, filosóficos e pedagógicos, com mudanças e melhorias nos modelos e concepção de formação continuada dos profissionais da educação.
id UFSC_7fafc752457e8f478de86e97cb4dc8ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75115
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do FuturoEste artigo foca a educação pelos vértices do conteúdo, do método e da gestão. Neste contexto indica alguns métodos para a construção da chamada Escola do Futuro, que vem sendo idealizada a partir de discussões e investigações que buscam apreender os anseios da sociedade. O delineamento da pesquisa caracteriza-se como estudo exploratório, do ponto de vista dos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em fontes secundárias para a formação do referencial teórico. Para os procedimentos sistemáticos, o estudo se desenvolveu em um ambiente que preconiza a abordagem qualitativa. Para a organização do conteúdo, fez-se uma incursão teórica nos aspectos técnicos e humanísticos que caracterizam o modelo de escola do futuro. As conclusões, ainda que passíveis de generalizações, fundamentam-se pelo referencial teórico proposto, assim, em termos de conteúdo, o caráter interdisciplinar é salientado; sobre o método é imperativo se pensar em novas metodologias educacionais que articulem os novos conhecimentos e formas de organização curricular que contemplem o estudante como sujeito ativo do processo de aprendizagem buscando romper com a fragmentação do conhecimento. Quanto à gestão, considera-se a realização de reformas educacionais pela introdução de modelos epistemológicos, filosóficos e pedagógicos, com mudanças e melhorias nos modelos e concepção de formação continuada dos profissionais da educação.INPEAU2012-10-15T22:17:06Z2012-10-15T22:17:06Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75115Helou, Angela Regina Heinzen AminHeinzen, Luiz FernandoOtani, NiloSilveira, Rosana Rosaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T13:58:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75115Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T13:58:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro
title O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro
spellingShingle O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro
Helou, Angela Regina Heinzen Amin
title_short O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro
title_full O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro
title_fullStr O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro
title_full_unstemmed O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro
title_sort O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro
author Helou, Angela Regina Heinzen Amin
author_facet Helou, Angela Regina Heinzen Amin
Heinzen, Luiz Fernando
Otani, Nilo
Silveira, Rosana Rosa
author_role author
author2 Heinzen, Luiz Fernando
Otani, Nilo
Silveira, Rosana Rosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Helou, Angela Regina Heinzen Amin
Heinzen, Luiz Fernando
Otani, Nilo
Silveira, Rosana Rosa
description Este artigo foca a educação pelos vértices do conteúdo, do método e da gestão. Neste contexto indica alguns métodos para a construção da chamada Escola do Futuro, que vem sendo idealizada a partir de discussões e investigações que buscam apreender os anseios da sociedade. O delineamento da pesquisa caracteriza-se como estudo exploratório, do ponto de vista dos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em fontes secundárias para a formação do referencial teórico. Para os procedimentos sistemáticos, o estudo se desenvolveu em um ambiente que preconiza a abordagem qualitativa. Para a organização do conteúdo, fez-se uma incursão teórica nos aspectos técnicos e humanísticos que caracterizam o modelo de escola do futuro. As conclusões, ainda que passíveis de generalizações, fundamentam-se pelo referencial teórico proposto, assim, em termos de conteúdo, o caráter interdisciplinar é salientado; sobre o método é imperativo se pensar em novas metodologias educacionais que articulem os novos conhecimentos e formas de organização curricular que contemplem o estudante como sujeito ativo do processo de aprendizagem buscando romper com a fragmentação do conhecimento. Quanto à gestão, considera-se a realização de reformas educacionais pela introdução de modelos epistemológicos, filosóficos e pedagógicos, com mudanças e melhorias nos modelos e concepção de formação continuada dos profissionais da educação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-15T22:17:06Z
2012-10-15T22:17:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75115
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652128270417920