O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75115 |
Resumo: | Este artigo foca a educação pelos vértices do conteúdo, do método e da gestão. Neste contexto indica alguns métodos para a construção da chamada Escola do Futuro, que vem sendo idealizada a partir de discussões e investigações que buscam apreender os anseios da sociedade. O delineamento da pesquisa caracteriza-se como estudo exploratório, do ponto de vista dos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em fontes secundárias para a formação do referencial teórico. Para os procedimentos sistemáticos, o estudo se desenvolveu em um ambiente que preconiza a abordagem qualitativa. Para a organização do conteúdo, fez-se uma incursão teórica nos aspectos técnicos e humanísticos que caracterizam o modelo de escola do futuro. As conclusões, ainda que passíveis de generalizações, fundamentam-se pelo referencial teórico proposto, assim, em termos de conteúdo, o caráter interdisciplinar é salientado; sobre o método é imperativo se pensar em novas metodologias educacionais que articulem os novos conhecimentos e formas de organização curricular que contemplem o estudante como sujeito ativo do processo de aprendizagem buscando romper com a fragmentação do conhecimento. Quanto à gestão, considera-se a realização de reformas educacionais pela introdução de modelos epistemológicos, filosóficos e pedagógicos, com mudanças e melhorias nos modelos e concepção de formação continuada dos profissionais da educação. |
id |
UFSC_7fafc752457e8f478de86e97cb4dc8ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75115 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do FuturoEste artigo foca a educação pelos vértices do conteúdo, do método e da gestão. Neste contexto indica alguns métodos para a construção da chamada Escola do Futuro, que vem sendo idealizada a partir de discussões e investigações que buscam apreender os anseios da sociedade. O delineamento da pesquisa caracteriza-se como estudo exploratório, do ponto de vista dos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em fontes secundárias para a formação do referencial teórico. Para os procedimentos sistemáticos, o estudo se desenvolveu em um ambiente que preconiza a abordagem qualitativa. Para a organização do conteúdo, fez-se uma incursão teórica nos aspectos técnicos e humanísticos que caracterizam o modelo de escola do futuro. As conclusões, ainda que passíveis de generalizações, fundamentam-se pelo referencial teórico proposto, assim, em termos de conteúdo, o caráter interdisciplinar é salientado; sobre o método é imperativo se pensar em novas metodologias educacionais que articulem os novos conhecimentos e formas de organização curricular que contemplem o estudante como sujeito ativo do processo de aprendizagem buscando romper com a fragmentação do conhecimento. Quanto à gestão, considera-se a realização de reformas educacionais pela introdução de modelos epistemológicos, filosóficos e pedagógicos, com mudanças e melhorias nos modelos e concepção de formação continuada dos profissionais da educação.INPEAU2012-10-15T22:17:06Z2012-10-15T22:17:06Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75115Helou, Angela Regina Heinzen AminHeinzen, Luiz FernandoOtani, NiloSilveira, Rosana Rosaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T13:58:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75115Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T13:58:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro |
title |
O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro |
spellingShingle |
O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro Helou, Angela Regina Heinzen Amin |
title_short |
O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro |
title_full |
O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro |
title_fullStr |
O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro |
title_full_unstemmed |
O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro |
title_sort |
O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro |
author |
Helou, Angela Regina Heinzen Amin |
author_facet |
Helou, Angela Regina Heinzen Amin Heinzen, Luiz Fernando Otani, Nilo Silveira, Rosana Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Heinzen, Luiz Fernando Otani, Nilo Silveira, Rosana Rosa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Helou, Angela Regina Heinzen Amin Heinzen, Luiz Fernando Otani, Nilo Silveira, Rosana Rosa |
description |
Este artigo foca a educação pelos vértices do conteúdo, do método e da gestão. Neste contexto indica alguns métodos para a construção da chamada Escola do Futuro, que vem sendo idealizada a partir de discussões e investigações que buscam apreender os anseios da sociedade. O delineamento da pesquisa caracteriza-se como estudo exploratório, do ponto de vista dos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em fontes secundárias para a formação do referencial teórico. Para os procedimentos sistemáticos, o estudo se desenvolveu em um ambiente que preconiza a abordagem qualitativa. Para a organização do conteúdo, fez-se uma incursão teórica nos aspectos técnicos e humanísticos que caracterizam o modelo de escola do futuro. As conclusões, ainda que passíveis de generalizações, fundamentam-se pelo referencial teórico proposto, assim, em termos de conteúdo, o caráter interdisciplinar é salientado; sobre o método é imperativo se pensar em novas metodologias educacionais que articulem os novos conhecimentos e formas de organização curricular que contemplem o estudante como sujeito ativo do processo de aprendizagem buscando romper com a fragmentação do conhecimento. Quanto à gestão, considera-se a realização de reformas educacionais pela introdução de modelos epistemológicos, filosóficos e pedagógicos, com mudanças e melhorias nos modelos e concepção de formação continuada dos profissionais da educação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-10 2012-10-15T22:17:06Z 2012-10-15T22:17:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75115 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652128270417920 |