Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185668 |
Resumo: | Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648206/16562 |
id |
UFSC_80ad11ad6e9ba3d45dea232c3a88b99a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185668 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionaisMatemática a ensinarMatemática para ensinarFormação de professores que ensinam matemáticaLivro didático de matemáticaDisponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648206/16562O texto analisa a emergência dos saberes profissionais do professor que ensina matemática a partir da inclusão de novas referências que são constituídas no estado de São Paulo, desde finais do século XIX. A análise leva em consideração as categorias “saber a ensinar” e “saber para ensinar” vindas de estudos que conjugam o desenvolvimento histórico-didático da formação de professores. Como documentos de pesquisa o estudo lança mão de livros didáticos e cadernos de aulas indicados para o trabalho dos professores que ensinam matemática. Os resultados do estudo mostram que a passagem de uma cultura do ensino secundário para o estabelecimento de uma formação profissional do professor tem lugar nos saberes objetivados pelos novos materiais, pelos cadernos de aulas. Tais materiais configuram saberes pedagógicos, saberes para ensinar, a “matemática para ensinar” como referência profissional do professor que ensina matemática.Zetetiké2018-04-16T15:01:39Z2018-04-16T15:01:39Z2017-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 25, p. 254, 2017.2176-1744https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185668Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-16T15:01:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185668Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-16T15:01:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais |
title |
Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais |
spellingShingle |
Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais Valente, Wagner Rodrigues Matemática a ensinar Matemática para ensinar Formação de professores que ensinam matemática Livro didático de matemática |
title_short |
Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais |
title_full |
Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais |
title_fullStr |
Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais |
title_full_unstemmed |
Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais |
title_sort |
Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática a ensinar Matemática para ensinar Formação de professores que ensinam matemática Livro didático de matemática |
topic |
Matemática a ensinar Matemática para ensinar Formação de professores que ensinam matemática Livro didático de matemática |
description |
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648206/16562 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08 2018-04-16T15:01:39Z 2018-04-16T15:01:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 25, p. 254, 2017. 2176-1744 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185668 |
identifier_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 25, p. 254, 2017. 2176-1744 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Zetetiké |
publisher.none.fl_str_mv |
Zetetiké |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652232313274369 |