Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185668
Resumo: Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648206/16562
id UFSC_80ad11ad6e9ba3d45dea232c3a88b99a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185668
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionaisMatemática a ensinarMatemática para ensinarFormação de professores que ensinam matemáticaLivro didático de matemáticaDisponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648206/16562O texto analisa a emergência dos saberes profissionais do professor que ensina matemática a partir da inclusão de novas referências que são constituídas no estado de São Paulo, desde finais do século XIX. A análise leva em consideração as categorias “saber a ensinar” e “saber para ensinar” vindas de estudos que conjugam o desenvolvimento histórico-didático da formação de professores. Como documentos de pesquisa o estudo lança mão de livros didáticos e cadernos de aulas indicados para o trabalho dos professores que ensinam matemática. Os resultados do estudo mostram que a passagem de uma cultura do ensino secundário para o estabelecimento de uma formação profissional do professor tem lugar nos saberes objetivados pelos novos materiais, pelos cadernos de aulas. Tais materiais configuram saberes pedagógicos, saberes para ensinar, a “matemática para ensinar” como referência profissional do professor que ensina matemática.Zetetiké2018-04-16T15:01:39Z2018-04-16T15:01:39Z2017-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 25, p. 254, 2017.2176-1744https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185668Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-16T15:01:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185668Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-16T15:01:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais
title Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais
spellingShingle Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais
Valente, Wagner Rodrigues
Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
Formação de professores que ensinam matemática
Livro didático de matemática
title_short Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais
title_full Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais
title_fullStr Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais
title_full_unstemmed Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais
title_sort Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
Formação de professores que ensinam matemática
Livro didático de matemática
topic Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
Formação de professores que ensinam matemática
Livro didático de matemática
description Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648206/16562
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08
2018-04-16T15:01:39Z
2018-04-16T15:01:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 25, p. 254, 2017.
2176-1744
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185668
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 25, p. 254, 2017.
2176-1744
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zetetiké
publisher.none.fl_str_mv Zetetiké
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232313274369