O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132018 |
Resumo: | O Programa de Avaliação Docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ representa uma estratégia de marca da excelência nos processos de ensino e aprendizagem em todos os programas acadêmicos da instituição. Este Programa considera a Lei no 9.394 – LDB, de 20 de dezembro de 1996; o Sistema Nacional de Educação Superior – SINAES; e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da UNIJUÍ. É constituído a partir de três subprogramas: Avaliação pelos Alunos, Autoavaliação Docente e Avaliação pelos Pares. Estes subprogramas envolvem acadêmicos, docentes e gestores, possibilitando diferentes olhares sobre o fazer acadêmico nesta instituição. Assim, este relato de experiência objetiva apresentar aspectos do processo e dos resultados do Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ, desenvolvido no período de 2012/2013,visando evidenciar a importância da articulação entre avaliação e o planejamento para a busca constante pela excelência na universidade, em uma perspectiva de análise do processo. |
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O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASOAvaliação. Docente. Planejamento. Resultado. Ensino Superior.O Programa de Avaliação Docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ representa uma estratégia de marca da excelência nos processos de ensino e aprendizagem em todos os programas acadêmicos da instituição. Este Programa considera a Lei no 9.394 – LDB, de 20 de dezembro de 1996; o Sistema Nacional de Educação Superior – SINAES; e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da UNIJUÍ. É constituído a partir de três subprogramas: Avaliação pelos Alunos, Autoavaliação Docente e Avaliação pelos Pares. Estes subprogramas envolvem acadêmicos, docentes e gestores, possibilitando diferentes olhares sobre o fazer acadêmico nesta instituição. Assim, este relato de experiência objetiva apresentar aspectos do processo e dos resultados do Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ, desenvolvido no período de 2012/2013,visando evidenciar a importância da articulação entre avaliação e o planejamento para a busca constante pela excelência na universidade, em uma perspectiva de análise do processo.INPEAU2015-04-13T13:28:14Z2015-04-13T13:28:14Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132018Nehring, Cátia MariaRosa, Magna Stella Cargnelutti DallaSpilimbergo, PatriciaFroemming, Lurdes Marlene Seideporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T13:28:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132018Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-13T13:28:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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