EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131708 |
Resumo: | A fim de atrair e manter alunos satisfeitos em seus cursos, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão cada vez mais interessadas no desenvolvimento de modelos e ferramentas que possibilitem avaliar e gerenciar as expectativas dos seus alunos. Este estudo se propôs a investigar o gap do conhecimento ou gap 1 entre o que o corpo docente acha que o aluno espera de uma IES e as reais expectativas do aluno ingressante no ensino superior, buscando comparar ambas percepções. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com os alunos dos primeiros períodos de uma IES com a aplicação de um questionário com 32 expectativas diferentes. Para possibilitar a análise do gap, também foram coletadas as percepções do corpo docente da IES por meio de questionário adaptado. Os resultados da investigação demonstram a diferença de pensamento entre alunos e professores, visto que, dentre as 19 variáveis representativas das expectativas dos alunos que apresentaram diferenças de médias estatisticamente significativas, em 13 variáveis os alunos têm mais expectativas do que corpo docente acha, contra 6 variáveis em que o corpo docente indicou expectativas maiores do que declararam os alunos. Conclui-se que identificar a existência do gap de conhecimento permitirá a IES ajustar seus serviços às expectativas dos alunos, levando-os a satisfação. |
id |
UFSC_8abae00a5123d53a5ea52d7d5cca7633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131708 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORESEnsino Superior Privado. Expectativas dos discentes. Expectativas dos docentes. Modelo 5 Gaps da Qualidade. Gap do conhecimento.A fim de atrair e manter alunos satisfeitos em seus cursos, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão cada vez mais interessadas no desenvolvimento de modelos e ferramentas que possibilitem avaliar e gerenciar as expectativas dos seus alunos. Este estudo se propôs a investigar o gap do conhecimento ou gap 1 entre o que o corpo docente acha que o aluno espera de uma IES e as reais expectativas do aluno ingressante no ensino superior, buscando comparar ambas percepções. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com os alunos dos primeiros períodos de uma IES com a aplicação de um questionário com 32 expectativas diferentes. Para possibilitar a análise do gap, também foram coletadas as percepções do corpo docente da IES por meio de questionário adaptado. Os resultados da investigação demonstram a diferença de pensamento entre alunos e professores, visto que, dentre as 19 variáveis representativas das expectativas dos alunos que apresentaram diferenças de médias estatisticamente significativas, em 13 variáveis os alunos têm mais expectativas do que corpo docente acha, contra 6 variáveis em que o corpo docente indicou expectativas maiores do que declararam os alunos. Conclui-se que identificar a existência do gap de conhecimento permitirá a IES ajustar seus serviços às expectativas dos alunos, levando-os a satisfação.INPEAU2015-04-06T14:49:29Z2015-04-06T14:49:29Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131708Margotto, Sulyana ComérioMainardes, Emerson Wagnerporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T14:49:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131708Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T14:49:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES |
title |
EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES |
spellingShingle |
EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES Margotto, Sulyana Comério Ensino Superior Privado. Expectativas dos discentes. Expectativas dos docentes. Modelo 5 Gaps da Qualidade. Gap do conhecimento. |
title_short |
EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES |
title_full |
EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES |
title_fullStr |
EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES |
title_sort |
EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES |
author |
Margotto, Sulyana Comério |
author_facet |
Margotto, Sulyana Comério Mainardes, Emerson Wagner |
author_role |
author |
author2 |
Mainardes, Emerson Wagner |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Margotto, Sulyana Comério Mainardes, Emerson Wagner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Privado. Expectativas dos discentes. Expectativas dos docentes. Modelo 5 Gaps da Qualidade. Gap do conhecimento. |
topic |
Ensino Superior Privado. Expectativas dos discentes. Expectativas dos docentes. Modelo 5 Gaps da Qualidade. Gap do conhecimento. |
description |
A fim de atrair e manter alunos satisfeitos em seus cursos, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão cada vez mais interessadas no desenvolvimento de modelos e ferramentas que possibilitem avaliar e gerenciar as expectativas dos seus alunos. Este estudo se propôs a investigar o gap do conhecimento ou gap 1 entre o que o corpo docente acha que o aluno espera de uma IES e as reais expectativas do aluno ingressante no ensino superior, buscando comparar ambas percepções. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa com os alunos dos primeiros períodos de uma IES com a aplicação de um questionário com 32 expectativas diferentes. Para possibilitar a análise do gap, também foram coletadas as percepções do corpo docente da IES por meio de questionário adaptado. Os resultados da investigação demonstram a diferença de pensamento entre alunos e professores, visto que, dentre as 19 variáveis representativas das expectativas dos alunos que apresentaram diferenças de médias estatisticamente significativas, em 13 variáveis os alunos têm mais expectativas do que corpo docente acha, contra 6 variáveis em que o corpo docente indicou expectativas maiores do que declararam os alunos. Conclui-se que identificar a existência do gap de conhecimento permitirá a IES ajustar seus serviços às expectativas dos alunos, levando-os a satisfação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-06T14:49:29Z 2015-04-06T14:49:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131708 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652196902862848 |