Revisão de literatura: uma análise sobre o ensino de ciências e biologia para alunos surdos em salas de aula inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Paloma de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242909
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
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spelling Revisão de literatura: uma análise sobre o ensino de ciências e biologia para alunos surdos em salas de aula inclusivasLibrasbiologiaciênciasinclusãosurdeztradutor e intérpreteTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.Atualmente, estudantes surdos brasileiros possuem duas modalidades de ensino para a educação no ensino básico. Uma delas é a inclusão nas escolas regulares, e a outra é escolas e classes bilíngues para surdos. A inclusão se torna crucial para o desenvolvimento destes estudantes, principalmente em um contexto no qual não é possível estarem inseridos dentro de uma escola ou classe bilíngue. Dentro de ambas as modalidades, as salas de aulas de ciências e biologia se configuram como importante ambiente para formação de sujeitos e a alfabetização científica permite preparar os cidadãos e cidadãs para tomadas de decisões. Para que as aulas aconteçam, é necessário que professores e Tradutores e Intérpretes de Libras estejam adequadamente qualificados, e tenham recursos e metodologias que favoreçam todos os estudantes, ouvintes e surdos. Também é necessário que Tradutores e Intérpretes de Libras compreendam suas funções, e que os professores também conheçam essas funções para a preparação do planejamento. Este estudo tem como objetivo principal realizar uma revisão de literatura que busca assimilar o panorama atual das salas de aulas inclusivas de Ciências e Biologia com a presença deste grupo de estudantes tão distintos. Foi feita uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, e utilizou-se palavras-chaves para a localização de artigos científicos. Também realizou-se uma pré-seleção destes materiais através da leitura de títulos e resumos. Os trabalhos pré-selecionados foram sintetizados, e novamente selecionados. A partir disso, foram pontuados os principais problemas em oito artigos científicos, através de discussão teórica. Os resultados demonstraram que muitas dificuldades enfrentadas por professores, Tradutores e Intérpretes de Libras, e estudantes, são os diferentes aspectos linguísticos, assim como uma falta de articulação entre professores e Tradutores e Intérpretes na preparação do planejamento. Também retrata-se as condições metodológicas. Fica claro que parte destas dificuldades relaciona-se com a não aplicação de leis e decretos educacionais vigentes, uma sobrecarga no papel dos professores, e um desconhecimento das funções que os Tradutores e Intérpretes podem exercer. Estas dificuldades podem acabar tornando as salas de aulas inclusivas um espaço que não garante acesso pleno às aprendizagens dos estudantes surdos.There are currently two education modes available for Brazilian deaf students. One of them is the inclusion in regular schools and the other is bilingual classes and schools for the deaf. Inclusion becomes crucial to the development of those students, especially in contexts where the option of attending a bilingual school is not available. In both modes of education, science and biology classrooms are configured as important environments for the development of individuals whose scientific literacy will prepare them for later decision making as citizens. For those classes to happen, it is necessary that teachers and interpreters are properly qualified and have physical and methodological resources to favour all students, deaf and non deaf. Translators and Libras interpreters also need to understand their roles, which is also required from teachers for proper preparing and planning. The main goal of this study is to revise the literature in order to assimilate the current panorama of inclusive science and biology classrooms with this distinct group of students. An exploratory qualitative search was carried out in which keywords were used to locate scientific articles. The screening of this material was done through the reading of titles and abstracts. The articles previously selected were synthesized and screened once more. From then on, a theoretical discussion explored the main problems found in eight articles. The results showed that many of the challenges faced by teachers, interpreters and students encompass different linguistic aspects. There is also a lack of cooperation between teachers and interpreters while planning. Methodological conditions were also reported and it is clear that part of those difficulties exist because current laws and decrees on the subject are not being followed by schools. It was also found that the overwork of teachers and the lack of knowledge of the roles of a Libras interpreter are also at play. Those difficulties may end up making inclusive classrooms into spaces where the proper access of deaf students to learning is not guaranteed.Florianópolis, SC.Klamt, Marilyn MafraBobato, VilmariseUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Paloma de2022-12-16T15:56:39Z2022-12-16T15:56:39Z2022-12-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242909Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-16T15:56:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242909Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-16T15:56:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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