Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um plano de oficina de reciclagem dos conhecimentos culinários para o programa de intervenção Nutrição e Culinária na Cozinha (NCC) com estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Larissa Althoff
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Petry, Luana
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202900
Resumo: TCC(graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Nutrição.
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spelling Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um plano de oficina de reciclagem dos conhecimentos culinários para o programa de intervenção Nutrição e Culinária na Cozinha (NCC) com estudantes universitárioshabilidades culináriasuniversitáriosintervençãoreceitas culináriasoficina culináriaTCC(graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Nutrição.Estudantes universitários passam por inúmeras mudanças nos hábitos alimentares ao ingressar na graduação, incluindo o aumento no consumo de alimentos ultraprocessados e a diminuição na ingestão de alimentos in natura ou minimamente processados. Essas mudanças nos hábitos alimentares podem ser influenciadas pela falta de tempo, situação econômica limitada e falta de habilidades culinárias. Diversos estudos e políticas públicas têm observado a importância no desenvolvimento das habilidades para promoção de práticas alimentares mais saudáveis. No Brasil, desenvolveu-se o programa de intervenção Nutrição e Culinária na Cozinha (NCC), adaptado do programa estadunidense Cooking with a Chef, que obteve resultados em relação à melhoria dos hábitos alimentares em médio e longo prazo, com os estudantes universitários. Porém, alguns estudos discutem sobre a importância de realizar aulas culinárias de reciclagem, para a manutenção do impacto da intervenção em longo prazo. O presente estudo teve como objetivo estruturar e aplicar um plano de oficina de reciclagem dos conhecimentos culinários para o programa de intervenção Nutrição e Culinária na Cozinha (NCC) com estudantes universitários. Para tanto, o estudo foi conduzido em duas etapas. Na primeira etapa, qualitativa, foi realizada a seleção, adaptação e teste de receitas culinárias para serem utilizadas nas oficinas de reciclagem dos conhecimentos culinários com estudantes universitários. Na segunda etapa, quantitativa, realizou-se estudo de intervenção, do tipo antes e depois, por meio de oficina de reciclagem dos conhecimentos culinários com os estudantes universitários que participaram da primeira fase do programa de intervenção NCC. Aplicou-se questionário validado online referente às práticas alimentares antes e após a intervenção. O questionário incluiu questões sobre a caracterização dos participantes, bem como sobre suas habilidades culinárias e práticas alimentares saudáveis. A oficina de reciclagem dos conhecimentos culinários teve duração de quatro horas, tendo ocorrido em dois momentos distintos e cada participante recebeu uma apostila com as receitas culinárias. Ao final, 13 estudantes participaram da oficina de reciclagem dos conhecimentos culinários. Os resultados sugerem que os participantes da oficina de reciclagem dos conhecimentos culinários (ORCC) obtiveram mudanças estatisticamente significativas em duas escalas, quais sejam, aumento na confiança para utilizar frutas, legumes e verduras e temperos para cozinhar (p=0,03), bem como redução na frequência de realizar refeições fora de casa (p=0,05). Nas demais escalas houve aumento após a intervenção, porém não foi estatisticamente significativo, podendo indicar a necessidade de um tempo maior de seguimento para analisar os resultados com relação aos conhecimentos culinários e comportamentos relacionados às habilidades culinárias de estudantes universitários. Ressalta-se que este pode ser considerado um estudo pioneiro na aplicação de uma intervenção culinária, visando a atualização dos conhecimentos culinários, trazendo informações metodológicas importantes sobre o tema. Nesse sentido, os resultados poderão contribuir para outros estudos que tenham como objetivo resgatar e reciclar os conhecimentos sobre habilidades culinárias de estudantes universitários e de outras populações.Florianópolis, SCBernardo, Greyce LuciUniversidade Federal de Santa CatarinaVidal, Larissa AlthoffPetry, Luana2019-12-13T13:45:47Z2019-12-13T13:45:47Z2019-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis117 f.application/octet-streamapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202900info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-13T13:45:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202900Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-13T13:45:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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