AS VIVÊNCIAS DE UMA OFICINA CULINÁRIA: memórias, relações e percepções
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69968 |
Resumo: | Introdução: Dentre as atividades realizadas no dia a dia, o ato de comer é repetido diversas vezes. Diferentes sentidos, sensações e afetos são explorados por esta atividade, além de colocar o indivíduo como protagonista das relações e da prática, através do seu envolvimento. Neste sentido, a carga afetiva atribuída aos afazeres diários, pode ser utilizada como recurso terapêutico, colocando o indivíduo em evidência, sendo o cozinhar e a cozinha importantes recursos de intervenção pelos diferentes envolvimentos significativos atribuídos. Objetivo: Compreender os impactos gerados no cotidiano das participantes, explorando os afetos, memórias e sentimentos relacionados à atividade proposta e o ambiente universitário em que foram inseridos, contemplando suas percepções a partir dos significados atrelados ao fazer. Metodologia: Trata- se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como finalidade compreender as percepções atribuídas pelas participantes de Oficinas Culinárias do projeto de extensão AMBNUT - Ambiente e Nutrição: Promovendo Sistemas Alimentares Sustentáveis. O instrumento de coleta de informações foi a entrevista semi estruturada, utilizando-se um roteiro de questões norteadoras. Todas as entrevistas foram gravadas, e posteriormente, transcritas para organização e análise de conteúdo temático dos dados. Resultados: Com esta pesquisa, as categorias que resultaram das entrevistas foram: Troca de saberes; Memórias Culturais do Cozinhar; Memórias Afetivas; Empoderamento Ocupacional por meio da Participação e Percepção de Si no Ambiente Universitário. Possibilitando a compreensão do impacto social do fazer em conjunto, provocando novos desejos e perspectivas na vida das participantes. Considerações finais: Estar envolvido nessa atividade significativa, colabora para propiciar novas vivencias que atravessem quem participou, impactando de forma positiva seu cotidiano a partir das interações constituídas pelo fazer em conjunto feitas pelas ações educativas da Extensão, união das vertentes fundamentais da prática acadêmica: pesquisa, ensino e extensão. Na valorização do fazer “com” a comunidade, e não “para”, juntamente com os significados atribuídos pela participação popular, que ocorre a continuidade e reformulação dos saberes. |
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