Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79322 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. |
id |
UFSC_94cff7c833ec7801afadcb674eda362f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79322 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado /EducaçãoEnfermeirosEnfermagem -PraticaEnfermagemEstudo e ensinoCurriculosEnfermagemFormação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.Este estudo tem como objeto a prática pedagógico-assistencial construída na intersecção e indissociabilidade da educação e do cuidado. Incursiona pela genealogia desses dois vocábulos para compor a síntese conceitual do educare e traçar o seu percurso histórico nos currículos mínimos de enfermagem. Elabora um referencial teórico-metodológico próprio para examinar a configuração da prática pedagógica, por meio do discurso de docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul, sobre os principais componentes curriculares: grade curricular, objetivos das disciplinas, relação professor/a-aluno/a e processo de avaliação. Explora a percepção dos/as participantes sobre o educare no cotidiano acadêmico para construir e vivenciar o marco referencial do processo educativo-cuidativo, além de identificar os conflitos e as resistências, buscando sua superação para a implantação desse modelo pedagógico. É um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido na modalidade convergente-assistencial, cuja coleta de dados baseou-se em entrevistas semi-estruturadas, observação participante com registros do tipo diário de campo e grupos de discussão, realizados em cinco sessões de duas horas-aula cada uma, intercaladamente com os docentes e discentes incluídos aleatoriamente no estudo. As informações foram categorizadas, descritas e interpretadas sob o enfoque do referencial teórico-metodológico construído para esse fim. Os resultados indicam que o educare insinua-se timidamente nos componentes curriculares analisados e apontam a inclusão do relacional do cuidado nas ações educativas como fator de qualificação de uma ação pedagógica aderida aos princípios da reciprocidade-complementaridade, da participação efetiva e compartilhada e da continuidade, os quais conferem ao educare a humanização proposital das relações entre educadores/as-educandos/as, capaz de promover no ser humano as habilidades cognitiva, psicomotora e socioafetiva, por meio de uma prática pedagógica ecológica, solidária, contextualizada e emancipatória.Florianópolis, SCSaupe, RositaUniversidade Federal de Santa CatarinaGeib, Lorena Teresinha Consalter2012-10-18T02:07:47Z2012-10-18T02:07:47Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis238f f.| il. +application/pdf170226http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79322porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T19:20:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79322Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:20:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado / |
title |
Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado / |
spellingShingle |
Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado / Geib, Lorena Teresinha Consalter Educação Enfermeiros Enfermagem - Pratica Enfermagem Estudo e ensino Curriculos Enfermagem Formação profissional |
title_short |
Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado / |
title_full |
Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado / |
title_fullStr |
Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado / |
title_full_unstemmed |
Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado / |
title_sort |
Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado / |
author |
Geib, Lorena Teresinha Consalter |
author_facet |
Geib, Lorena Teresinha Consalter |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saupe, Rosita Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geib, Lorena Teresinha Consalter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Enfermeiros Enfermagem - Pratica Enfermagem Estudo e ensino Curriculos Enfermagem Formação profissional |
topic |
Educação Enfermeiros Enfermagem - Pratica Enfermagem Estudo e ensino Curriculos Enfermagem Formação profissional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-18T02:07:47Z 2012-10-18T02:07:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
170226 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79322 |
identifier_str_mv |
170226 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
238f f.| il. + application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651942096797696 |