Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geib, Lorena Teresinha Consalter
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79322
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
id UFSC_94cff7c833ec7801afadcb674eda362f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79322
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado /EducaçãoEnfermeirosEnfermagem -PraticaEnfermagemEstudo e ensinoCurriculosEnfermagemFormação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.Este estudo tem como objeto a prática pedagógico-assistencial construída na intersecção e indissociabilidade da educação e do cuidado. Incursiona pela genealogia desses dois vocábulos para compor a síntese conceitual do educare e traçar o seu percurso histórico nos currículos mínimos de enfermagem. Elabora um referencial teórico-metodológico próprio para examinar a configuração da prática pedagógica, por meio do discurso de docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul, sobre os principais componentes curriculares: grade curricular, objetivos das disciplinas, relação professor/a-aluno/a e processo de avaliação. Explora a percepção dos/as participantes sobre o educare no cotidiano acadêmico para construir e vivenciar o marco referencial do processo educativo-cuidativo, além de identificar os conflitos e as resistências, buscando sua superação para a implantação desse modelo pedagógico. É um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido na modalidade convergente-assistencial, cuja coleta de dados baseou-se em entrevistas semi-estruturadas, observação participante com registros do tipo diário de campo e grupos de discussão, realizados em cinco sessões de duas horas-aula cada uma, intercaladamente com os docentes e discentes incluídos aleatoriamente no estudo. As informações foram categorizadas, descritas e interpretadas sob o enfoque do referencial teórico-metodológico construído para esse fim. Os resultados indicam que o educare insinua-se timidamente nos componentes curriculares analisados e apontam a inclusão do relacional do cuidado nas ações educativas como fator de qualificação de uma ação pedagógica aderida aos princípios da reciprocidade-complementaridade, da participação efetiva e compartilhada e da continuidade, os quais conferem ao educare a humanização proposital das relações entre educadores/as-educandos/as, capaz de promover no ser humano as habilidades cognitiva, psicomotora e socioafetiva, por meio de uma prática pedagógica ecológica, solidária, contextualizada e emancipatória.Florianópolis, SCSaupe, RositaUniversidade Federal de Santa CatarinaGeib, Lorena Teresinha Consalter2012-10-18T02:07:47Z2012-10-18T02:07:47Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis238f f.| il. +application/pdf170226http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79322porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T19:20:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79322Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:20:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado /
title Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado /
spellingShingle Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado /
Geib, Lorena Teresinha Consalter
Educação
Enfermeiros
Enfermagem -
Pratica
Enfermagem
Estudo e ensino
Curriculos
Enfermagem
Formação profissional
title_short Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado /
title_full Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado /
title_fullStr Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado /
title_full_unstemmed Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado /
title_sort Educare: ensaiando a pedagogia do cuidado /
author Geib, Lorena Teresinha Consalter
author_facet Geib, Lorena Teresinha Consalter
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saupe, Rosita
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Geib, Lorena Teresinha Consalter
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Enfermeiros
Enfermagem -
Pratica
Enfermagem
Estudo e ensino
Curriculos
Enfermagem
Formação profissional
topic Educação
Enfermeiros
Enfermagem -
Pratica
Enfermagem
Estudo e ensino
Curriculos
Enfermagem
Formação profissional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-18T02:07:47Z
2012-10-18T02:07:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 170226
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79322
identifier_str_mv 170226
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 238f f.| il. +
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651942096797696