Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tominaga, Denis Takao
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197539
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
id UFSC_993d2a10a3946e94aedea47f3b204a8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197539
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de casoTecnologias da Informação e ComunicaçãoLivros aumentadosRealidade aumentadaEducaçãoTecnologias interativasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoA Realidade Aumentada é uma tecnologia emergente que possibilita visualizar, em tempo real, o mundo real sobreposto por objetos virtuais registrados em modo tridimensional. Seu uso abrange desde aplicações voltadas para entretenimento até simulações em treinamentos militares. Na educação, seu uso está inserido no grupo das tecnologias interativas, juntamente com os jogos digitais e a realidade virtual. A presente pesquisa se classifica como exploratória e comparativa, e o seu método de procedimento é o estudo de caso. O trabalho tem por objetivo comparar, em termos motivacionais, dois cenários: uma aula baseada no uso de um livro físico com Realidade Aumentada embutida e outra aula baseada no uso de um livro em formato digital sem o uso da tecnologia de Realidade Aumentada, ministradas a grupos distintos de alunos. Um pequeno livro aumentado com o uso de marcadores fiduciais e outro em formato digital sem o uso de Realidade Aumentada, porém com o mesmo conteúdo informativo, foram desenvolvidos para que fosse possível proceder a essa comparação. O conteúdo dos livros é um breve histórico sobre a evolução da computação. O uso desta tecnologia interativa, no presente estudo, é empregado para visualizar informação em objetos virtuais e para inserção de áudio. A avaliação dos cenários de ensino-aprendizagem, em termos motivacionais, foi realizada por meio do Instruction Materials Motivation Survey. Os resultados obtidos ao final da pesquisa indicam que a inserção da realidade aumentada pode ser um fator de motivação para o processo de ensino-aprendizagem.Araranguá, SCPozzebon, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaTominaga, Denis Takao2019-07-12T17:04:27Z2019-07-12T17:04:27Z2019-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis99application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197539info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-12T17:04:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197539Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-12T17:04:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso
title Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso
spellingShingle Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso
Tominaga, Denis Takao
Tecnologias da Informação e Comunicação
Livros aumentados
Realidade aumentada
Educação
Tecnologias interativas
title_short Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso
title_full Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso
title_fullStr Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso
title_full_unstemmed Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso
title_sort Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso
author Tominaga, Denis Takao
author_facet Tominaga, Denis Takao
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pozzebon, Eliane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tominaga, Denis Takao
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação
Livros aumentados
Realidade aumentada
Educação
Tecnologias interativas
topic Tecnologias da Informação e Comunicação
Livros aumentados
Realidade aumentada
Educação
Tecnologias interativas
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12T17:04:27Z
2019-07-12T17:04:27Z
2019-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197539
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 99
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652027936374784