Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197539 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
id |
UFSC_993d2a10a3946e94aedea47f3b204a8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197539 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de casoTecnologias da Informação e ComunicaçãoLivros aumentadosRealidade aumentadaEducaçãoTecnologias interativasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoA Realidade Aumentada é uma tecnologia emergente que possibilita visualizar, em tempo real, o mundo real sobreposto por objetos virtuais registrados em modo tridimensional. Seu uso abrange desde aplicações voltadas para entretenimento até simulações em treinamentos militares. Na educação, seu uso está inserido no grupo das tecnologias interativas, juntamente com os jogos digitais e a realidade virtual. A presente pesquisa se classifica como exploratória e comparativa, e o seu método de procedimento é o estudo de caso. O trabalho tem por objetivo comparar, em termos motivacionais, dois cenários: uma aula baseada no uso de um livro físico com Realidade Aumentada embutida e outra aula baseada no uso de um livro em formato digital sem o uso da tecnologia de Realidade Aumentada, ministradas a grupos distintos de alunos. Um pequeno livro aumentado com o uso de marcadores fiduciais e outro em formato digital sem o uso de Realidade Aumentada, porém com o mesmo conteúdo informativo, foram desenvolvidos para que fosse possível proceder a essa comparação. O conteúdo dos livros é um breve histórico sobre a evolução da computação. O uso desta tecnologia interativa, no presente estudo, é empregado para visualizar informação em objetos virtuais e para inserção de áudio. A avaliação dos cenários de ensino-aprendizagem, em termos motivacionais, foi realizada por meio do Instruction Materials Motivation Survey. Os resultados obtidos ao final da pesquisa indicam que a inserção da realidade aumentada pode ser um fator de motivação para o processo de ensino-aprendizagem.Araranguá, SCPozzebon, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaTominaga, Denis Takao2019-07-12T17:04:27Z2019-07-12T17:04:27Z2019-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis99application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197539info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-12T17:04:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197539Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-12T17:04:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso |
title |
Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso |
spellingShingle |
Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso Tominaga, Denis Takao Tecnologias da Informação e Comunicação Livros aumentados Realidade aumentada Educação Tecnologias interativas |
title_short |
Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso |
title_full |
Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso |
title_fullStr |
Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso |
title_sort |
Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso |
author |
Tominaga, Denis Takao |
author_facet |
Tominaga, Denis Takao |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pozzebon, Eliane Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tominaga, Denis Takao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação Livros aumentados Realidade aumentada Educação Tecnologias interativas |
topic |
Tecnologias da Informação e Comunicação Livros aumentados Realidade aumentada Educação Tecnologias interativas |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-12T17:04:27Z 2019-07-12T17:04:27Z 2019-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197539 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
99 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652027936374784 |