A codocência em ciências da natureza na Universidade Nacional Timor Lorosa'e: reflexões sobre colonialidades na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janning, Daniel Prim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168077
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016
id UFSC_a223c80844a9e39acca243ca8eb21c48
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168077
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A codocência em ciências da natureza na Universidade Nacional Timor Lorosa'e: reflexões sobre colonialidades na formação de professoresEducação científica e tecnológicaProfessoresFormaçãoProfessores de portuguêsProfessoresTimor LesteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016O objetivo dessa pesquisa é compreender como a transnacionalização, colonialidade e os sentidos de ciência e tecnologia circulam nas práticas de codocência realizadas entre brasileiros membros do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP) e professores timorenses da Universidade Nacional Timor Lorosa?e (UNTL), assim como compreender formas de lidar com essas questões durante essas práticas pedagógicas. Para tanto, buscamos trazer as contribuições já realizadas por outras pesquisas que abordam relações de transnacionalização e preocupações com seus efeitos para a formação de professores timorenses no contexto do PQLP (SOUZA; ALVES, 2008; CASSIANI et al., 2012; PEREIRA; CASSIANI, 2012) em anos anteriores às modificações do PQLP antes da entrada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na coordenação acadêmica, trabalhos aliados às perspectivas decoloniais (CARTER, 2004; 2006; CASTRO-GOMÉS, 2007; GARCÉS, 2007; SANTOS, 2010) e referenciais freireanos (FREIRE, 1978; LIMA; GERMANO, 2013; PENNA, 2014) para analisar essas práticas através de uma lente discursiva (PÊCHEUX, 2009; ORLANDI, 2012). A pesquisa foi realizada através da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) elaborado pelo PQLP em 2014 e de entrevistas semi-estruturadas com um professor timorense e dois professores brasileiros. As conclusões demonstram que existem relações que reforçam as colonialidades (QUIJANO, 2010) já existentes no conhecimento científico e no ensino de ciências durante a codocência, mas também existem relações de resistência e superação dessas relações. Da mesma forma, a escolha da língua portuguesa e o tétum como línguas oficiais do Timor-Leste também são atravessadas por conflitos relativos a essas colonialidades. Entretanto, a codocência figura como uma estratégia de formação em serviço extremamente valiosa para os professores brasileiros e timorenses. <br>Abstract : The objective of this research is to comprehend how transnationalization, coloniality and meanings of science and technology permeate co-teaching, in practices between Brazilian members of the Qualification Program for Teachers and Portuguese Language Teaching in East Timor (PQLP) and Timorese teachers of the National University of Timor Lorosa?e (UNTL), as well as comprehend ways to deal with such questions during their teaching activities. To do such, we gathered support in already established research that showed worries with possible transnationalization of curricula and its effects to the Timorese teacher education inside the PQLP context prior the Programs modifications with the academic coordination role of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) (SOUZA; ALVES, 2008; CASSIANI et al., 2012; PEREIRA; CASSIANI, 2012), studies based on decolonial perspective (CARTER, 2004; 2006; CASTRO-GOMÉS, 2007; GARCÉS, 2007; SANTOS, 2010) and Paulo Freire?s legacy (FREIRE, 1978; LIMA; GERMANO, 2013; PENNA, 2014) to analyze this practice through a discursive method (PÊCHEUX, 2009; ORLANDI, 2012). The inquires were made through the analysis of PQLP?s Politic-Pedagogic Project (PPP) written in 2014, and interviews with one Timorese teacher and two Brazilian teachers. The conclusions shows the existence of relations that reinforce the existing colonialities (QUIJANO, 2010) in scientific knowledge and science education during co-teaching, but also shows resistance and the overcoming of those relations. In the same way, the East Timor choice of Portuguese and Tétum languages as officials show existing colonial relations. However, co-teaching is an extremely valorous in-service teaching education strategy to both Brazilian and Timorese teachers.Cassiani, SuzaniUniversidade Federal de Santa CatarinaJanning, Daniel Prim2016-09-20T04:50:54Z2016-09-20T04:50:54Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 p.| ils., tabs.application/pdf339961https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168077porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:50:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168077Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:50:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A codocência em ciências da natureza na Universidade Nacional Timor Lorosa'e: reflexões sobre colonialidades na formação de professores
title A codocência em ciências da natureza na Universidade Nacional Timor Lorosa'e: reflexões sobre colonialidades na formação de professores
spellingShingle A codocência em ciências da natureza na Universidade Nacional Timor Lorosa'e: reflexões sobre colonialidades na formação de professores
Janning, Daniel Prim
Educação científica e tecnológica
Professores
Formação
Professores de português
Professores
Timor Leste
title_short A codocência em ciências da natureza na Universidade Nacional Timor Lorosa'e: reflexões sobre colonialidades na formação de professores
title_full A codocência em ciências da natureza na Universidade Nacional Timor Lorosa'e: reflexões sobre colonialidades na formação de professores
title_fullStr A codocência em ciências da natureza na Universidade Nacional Timor Lorosa'e: reflexões sobre colonialidades na formação de professores
title_full_unstemmed A codocência em ciências da natureza na Universidade Nacional Timor Lorosa'e: reflexões sobre colonialidades na formação de professores
title_sort A codocência em ciências da natureza na Universidade Nacional Timor Lorosa'e: reflexões sobre colonialidades na formação de professores
author Janning, Daniel Prim
author_facet Janning, Daniel Prim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cassiani, Suzani
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Janning, Daniel Prim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Professores
Formação
Professores de português
Professores
Timor Leste
topic Educação científica e tecnológica
Professores
Formação
Professores de português
Professores
Timor Leste
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20T04:50:54Z
2016-09-20T04:50:54Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 339961
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168077
identifier_str_mv 339961
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 p.| ils., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652119955210240