A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235205 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/58 |
id |
UFSC_a4a1bbe6258eaf4149ca47a2a2f44311 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235205 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básicaLeonardo da VinciGeometriaEducação BásicaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/58O objetivo deste trabalho é propor atividades de ensino de geometria plana por meio de problematizações dos desenhos de Leonardo da Vinci contidos na folha 300r do Códice Atlântico. Se trata de um manuscrito do século XVI, que contém 1119 folhas, nas quais Leonardo registrou seus estudos sobre temas como arquitetura, artes militares, óptica, perspectiva e geometria. Dentre essas folhas foi selecionada a folha 300r cujos desenhos foram tomados como informações históricas segundo Mendes (2015) a partir das quais foram elaboradas 3 atividades como proposta pedagógica para as aulas de geometria da Educação Básica. As informações históricas da folha 300r foram mobilizadas para o ensino de geometria por meio de problematizações, nos termos de Miguel e Mendes (2010), que se mostraram profícuas no estabelecimento de relações entre a geometria refletida na folha 300r e a geometria escolar.RHMP - Revista História da Matemática Para Professores2022-05-28T20:10:51Z2022-05-28T20:10:51Z2020-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, J. P. ; MENDES, I. A. . A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica. Revista História da Matemática Para Professores, v. 6, p. 35-42, 2020.2675-715Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235205Martins, Jeová PereiraMendes, Iran Abreuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:10:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235205Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:10:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica |
title |
A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica |
spellingShingle |
A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica Martins, Jeová Pereira Leonardo da Vinci Geometria Educação Básica |
title_short |
A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica |
title_full |
A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica |
title_fullStr |
A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica |
title_full_unstemmed |
A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica |
title_sort |
A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica |
author |
Martins, Jeová Pereira |
author_facet |
Martins, Jeová Pereira Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Iran Abreu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Jeová Pereira Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leonardo da Vinci Geometria Educação Básica |
topic |
Leonardo da Vinci Geometria Educação Básica |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/58 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12 2022-05-28T20:10:51Z 2022-05-28T20:10:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, J. P. ; MENDES, I. A. . A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica. Revista História da Matemática Para Professores, v. 6, p. 35-42, 2020. 2675-715X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235205 |
identifier_str_mv |
MARTINS, J. P. ; MENDES, I. A. . A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica. Revista História da Matemática Para Professores, v. 6, p. 35-42, 2020. 2675-715X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RHMP - Revista História da Matemática Para Professores |
publisher.none.fl_str_mv |
RHMP - Revista História da Matemática Para Professores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652306427674624 |