"A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neri, Sabrina Santana Francisco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196475
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_ac3f14526f29e08c11a074809272502b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196475
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling "A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino FundamentalCriançaescolabrincadeiraEnsino FundamentalpesquisaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A presente pesquisa visou a estudar dissertações e teses produzidas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre 2003 e 2013 que abordam a brincadeira na escola, buscando identificar o que elas dizem sobre a importância da brincadeira na vida escolar da criança dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e quais as dificuldades para que ela seja plenamente vivenciada pelas crianças. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos e reflexões realizados pela autora ao longo do Curso de Pedagogia da UFSC ,entre 2010 e 2014, sobre a importância da brincadeira para a criança. O procedimento básico da pesquisa foi a consulta ao acervo disponível on-line na Biblioteca Central da UFSC e na Biblioteca Setorial do Centro de Educação, a partir das palavras-chave "Criança", "Escola", "Infância" e "Ensino Fundamental". Obtivemos vinte e dois trabalhos realizados durante o período de 2003 a 2013, nos seguintes Programas de Pós-Graduação da UFSC: Educação, Engenharia de Produção, Direito, Antropologia Social e Psicologia. Para construir o corpus de nosso estudo, foram lidos o título, o resumo e as referências bibliográficas de cada trabalho; quando apresentavam indicativos que correspondessem a nossa temática, eram lidas também as considerações finais e produzido um fichamento. No estudo realizado apresento os registros comentados dos oito trabalhos (sete dissertações e uma tese, todas realizadas no PPGE/CED/UFSC) que se enquadraram nos critérios definidos. O trabalho conclui que, mesmo existindo já em nossa universidade uma considerável produção sobre a importância da brincadeira na escola, precisa-se ainda aprofundar mais a discussão sobre o tema, pois, como mostram as pesquisas, ainda é frequente na sociedade a ideia de que a brincadeira não deva ter lugar na escola, o que contradiz todo o referencial teórico no qual as pesquisas e também nossa formação no Curso de Pedagogia se baseiam, segundo o qual a criança e o brincar são indissociáveis. Conclui-se também que é preciso desenvolver mais pesquisas de campo sobre como ocorrem as ações do brincar na escola e o que dizem as crianças sobre a brincadeira.Florianópolis, SCGirardello, Gilka Elvira PonziUniversidade Federal de Santa CatarinaNeri, Sabrina Santana Francisco2019-06-03T11:59:45Z2019-06-03T11:59:45Z2014-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196475porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-03T11:59:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196475Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-03T11:59:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv "A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title "A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle "A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Neri, Sabrina Santana Francisco
Criança
escola
brincadeira
Ensino Fundamental
pesquisa
title_short "A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full "A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr "A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed "A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort "A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Neri, Sabrina Santana Francisco
author_facet Neri, Sabrina Santana Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girardello, Gilka Elvira Ponzi
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Neri, Sabrina Santana Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
escola
brincadeira
Ensino Fundamental
pesquisa
topic Criança
escola
brincadeira
Ensino Fundamental
pesquisa
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
2019-06-03T11:59:45Z
2019-06-03T11:59:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196475
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652209424957440