"A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196475 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_ac3f14526f29e08c11a074809272502b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196475 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
"A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino FundamentalCriançaescolabrincadeiraEnsino FundamentalpesquisaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A presente pesquisa visou a estudar dissertações e teses produzidas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre 2003 e 2013 que abordam a brincadeira na escola, buscando identificar o que elas dizem sobre a importância da brincadeira na vida escolar da criança dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e quais as dificuldades para que ela seja plenamente vivenciada pelas crianças. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos e reflexões realizados pela autora ao longo do Curso de Pedagogia da UFSC ,entre 2010 e 2014, sobre a importância da brincadeira para a criança. O procedimento básico da pesquisa foi a consulta ao acervo disponível on-line na Biblioteca Central da UFSC e na Biblioteca Setorial do Centro de Educação, a partir das palavras-chave "Criança", "Escola", "Infância" e "Ensino Fundamental". Obtivemos vinte e dois trabalhos realizados durante o período de 2003 a 2013, nos seguintes Programas de Pós-Graduação da UFSC: Educação, Engenharia de Produção, Direito, Antropologia Social e Psicologia. Para construir o corpus de nosso estudo, foram lidos o título, o resumo e as referências bibliográficas de cada trabalho; quando apresentavam indicativos que correspondessem a nossa temática, eram lidas também as considerações finais e produzido um fichamento. No estudo realizado apresento os registros comentados dos oito trabalhos (sete dissertações e uma tese, todas realizadas no PPGE/CED/UFSC) que se enquadraram nos critérios definidos. O trabalho conclui que, mesmo existindo já em nossa universidade uma considerável produção sobre a importância da brincadeira na escola, precisa-se ainda aprofundar mais a discussão sobre o tema, pois, como mostram as pesquisas, ainda é frequente na sociedade a ideia de que a brincadeira não deva ter lugar na escola, o que contradiz todo o referencial teórico no qual as pesquisas e também nossa formação no Curso de Pedagogia se baseiam, segundo o qual a criança e o brincar são indissociáveis. Conclui-se também que é preciso desenvolver mais pesquisas de campo sobre como ocorrem as ações do brincar na escola e o que dizem as crianças sobre a brincadeira.Florianópolis, SCGirardello, Gilka Elvira PonziUniversidade Federal de Santa CatarinaNeri, Sabrina Santana Francisco2019-06-03T11:59:45Z2019-06-03T11:59:45Z2014-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196475porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-03T11:59:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196475Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-03T11:59:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
"A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
"A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental Neri, Sabrina Santana Francisco Criança escola brincadeira Ensino Fundamental pesquisa |
title_short |
"A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
"A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
"A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
"A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
"A escola também é lugar de brincar?": uma mapeamento das pesquisas realizadas no centro de ciências da educação (CED/UFSC) sobre a brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Neri, Sabrina Santana Francisco |
author_facet |
Neri, Sabrina Santana Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neri, Sabrina Santana Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança escola brincadeira Ensino Fundamental pesquisa |
topic |
Criança escola brincadeira Ensino Fundamental pesquisa |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 2019-06-03T11:59:45Z 2019-06-03T11:59:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196475 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
62 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652209424957440 |