O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95083 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_ada22efbcba7c367875aac4ae1910883 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95083 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualizaçãoEducação científica e tecnológicaQuimicaEstudo e ensinoAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011Esta dissertação tem como objetivo analisar as possíveis compreensões da contextualização no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de modo a sinalizar subsídios para práticas docentes, reflexões pedagógicas e curriculares no ensino. Apresenta-se como a noção de contextualização se caracteriza na literatura de ensino de ciências, em documentos destinados à reforma da educação básica e em documentos do Enem, analisando, sobretudo, características do exame e sua inserção nas políticas públicas de avaliação. Para tanto, realizaram-se (5) entrevistas semi-estruturadas com elaboradores dos textos teóricos e metodológicos do Enem ligados à área das Ciências da Natureza e Matemática acerca do tema. Caracteriza-se também como é explicitada a noção de contextualização nas questões vinculadas ao conhecimento químico de cinco edições do Enem (2005 a 2009). A análise das entrevistas com elaboradores e das questões das provas foi orientada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva. A partir dessa análise aponta-se a necessidade de transcender visões que reduzem o contexto a um pretexto de abordagens puramente conceituais e ideias que limitam o contexto apenas a aspectos da localidade dos estudantes. Emergem também possibilidades de abordagem contextualizada ligadas à exploração de características do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), à contextualização em uma perspectiva histórica e à abordagem de multiplicidades de contextos. De outro lado, sinalizam-se propostas teóricas e metodológicas que buscam favorecer a abordagem contextualizada na formação inicial de professores e no ensino de Química, especialmente à luz da obra Extensão ou comunicação? de Paulo Freire.Marques, Carlos AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Carolina dos Santos2012-10-25T20:26:18Z2012-10-25T20:26:18Z2012-10-25T20:26:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis238 p.| il.application/pdf292658http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95083porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T10:11:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95083Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T10:11:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização |
title |
O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização |
spellingShingle |
O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização Fernandes, Carolina dos Santos Educação científica e tecnológica Quimica Estudo e ensino Avaliação |
title_short |
O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização |
title_full |
O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização |
title_fullStr |
O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização |
title_full_unstemmed |
O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização |
title_sort |
O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização |
author |
Fernandes, Carolina dos Santos |
author_facet |
Fernandes, Carolina dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Carlos Alberto Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Carolina dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Quimica Estudo e ensino Avaliação |
topic |
Educação científica e tecnológica Quimica Estudo e ensino Avaliação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25T20:26:18Z 2012-10-25T20:26:18Z 2012-10-25T20:26:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
292658 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95083 |
identifier_str_mv |
292658 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
238 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652000106119168 |