O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carolina dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95083
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
id UFSC_ada22efbcba7c367875aac4ae1910883
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95083
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualizaçãoEducação científica e tecnológicaQuimicaEstudo e ensinoAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011Esta dissertação tem como objetivo analisar as possíveis compreensões da contextualização no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de modo a sinalizar subsídios para práticas docentes, reflexões pedagógicas e curriculares no ensino. Apresenta-se como a noção de contextualização se caracteriza na literatura de ensino de ciências, em documentos destinados à reforma da educação básica e em documentos do Enem, analisando, sobretudo, características do exame e sua inserção nas políticas públicas de avaliação. Para tanto, realizaram-se (5) entrevistas semi-estruturadas com elaboradores dos textos teóricos e metodológicos do Enem ligados à área das Ciências da Natureza e Matemática acerca do tema. Caracteriza-se também como é explicitada a noção de contextualização nas questões vinculadas ao conhecimento químico de cinco edições do Enem (2005 a 2009). A análise das entrevistas com elaboradores e das questões das provas foi orientada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva. A partir dessa análise aponta-se a necessidade de transcender visões que reduzem o contexto a um pretexto de abordagens puramente conceituais e ideias que limitam o contexto apenas a aspectos da localidade dos estudantes. Emergem também possibilidades de abordagem contextualizada ligadas à exploração de características do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), à contextualização em uma perspectiva histórica e à abordagem de multiplicidades de contextos. De outro lado, sinalizam-se propostas teóricas e metodológicas que buscam favorecer a abordagem contextualizada na formação inicial de professores e no ensino de Química, especialmente à luz da obra Extensão ou comunicação? de Paulo Freire.Marques, Carlos AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Carolina dos Santos2012-10-25T20:26:18Z2012-10-25T20:26:18Z2012-10-25T20:26:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis238 p.| il.application/pdf292658http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95083porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T10:11:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95083Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T10:11:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização
title O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização
spellingShingle O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização
Fernandes, Carolina dos Santos
Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Avaliação
title_short O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização
title_full O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização
title_fullStr O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização
title_full_unstemmed O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização
title_sort O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização
author Fernandes, Carolina dos Santos
author_facet Fernandes, Carolina dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Carlos Alberto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carolina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Avaliação
topic Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T20:26:18Z
2012-10-25T20:26:18Z
2012-10-25T20:26:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 292658
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95083
identifier_str_mv 292658
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 238 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652000106119168