Influência do marketing de busca na participação política dos internautas
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197166 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
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Influência do marketing de busca na participação política dos internautasMarketing de buscaSearch Engine MarketingFiltros bolhaParticipação políticaAlgoritmosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Descobrir as necessidades dos clientes sempre foi um dos maiores desafios do marketing. Hoje, o marketing conta com o auxílio da tecnologia para superar tal desafio. Por meio de ferramentas digitais, empresas como Facebook e Google são capazes de descobrir exatamente o que os internautas estão pesquisando. A partir do que está sendo pesquisado, os algoritmos do marketing de busca ou Search Engine Marketing fazem previsões e calculam os interesses desses internautas, alimentando-os com o tipo de conteúdo que lhes é mais familiar. Acontece que, ao mostrar somente conteúdo político com que os internautas estão familiarizados, tais algoritmos estariam causando os chamados “filtros bolha”, impedindo os internautas de ter contato com outros pontos de vista políticos. Consequentemente, isso estaria contribuindo para a geração de extremismos políticos na sociedade. Dentro desse contexto, este artigo tem o objetivo de descrever como o marketing de busca pode influenciar na participação política dos internautas submetidos a ele. Para atender tal objetivo, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de um questionário. Os resultados sugerem que o marketing de busca influencia principalmente os internautas politicamente mais convictos e, quanto mais convictos, menos eles recebem conteúdo político com o qual não estão familiarizados.Florianópolis, SCSchlickmann, RaphaelUniversidade Federal de Santa Catarina.Freitas, Andrey CavallazziBento, Arthur da Silva2019-07-05T14:12:38Z2019-07-05T14:12:38Z2019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197166info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-05T14:12:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197166Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-05T14:12:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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