(Com)partilhando conhecimentos para e no ensinaraprender matemática na perspectiva da insubordinação criativa em um contexto colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teres, Silvana Leonora Lehmkuhl
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231162
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2021.
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spelling (Com)partilhando conhecimentos para e no ensinaraprender matemática na perspectiva da insubordinação criativa em um contexto colaborativoEducaçãoEducação científica e tecnológicaProfessores de matemáticaMatemáticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2021.Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais conhecimentos e como eles são mobilizados por futuros professores e professores que ensinam matemática em formação em um contexto com dimensão colaborativa que se preocupa com a aprendizagem da matemática na Educação Básica na perspectiva da Insubordinação Criativa. Esses aspectos foram analisados em um estudo longitudinal no grupo de estudos e pesquisa ICEM - Insubordinação Criativa em Educação Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina, com a participação de professores que ensinam matemática nos diferentes segmentos da Educação Básica, licenciandos da matemática e da pedagogia e professores e estudantes da pós-graduação da universidade. O enfoque desta investigação foi compreender esses conhecimentos mobilizados nos movimentos de pensamento dos participantes do grupo nas ações de estudo, elaboração, desenvolvimento e discussão de narrativas de aulas com o uso de tarefas exploratórias sobre conteúdos do pensamento algébrico nos anos iniciais. Também nos preocupamos em investigar como esses futuros professores e professores em formação concebiam a própria participação no ICEM e as contribuições desse espaço para o desenvolvimento profissional docente e a ressignificação teórica e metodológica para o ensino da matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com característica de pesquisa formação, norteada por uma abordagem metodológica da Pesquisa Narrativa. As informações construídas ao longo da investigação foram organizadas em duas dimensões, a primeira refere-se aos conhecimentos mobilizados nas discussões coletivas do grupo sobre as questões da formação e da profissão docente na perspectiva do desenvolvimento profissional, e, a outra aos conhecimentos mobilizados pelos futuros professores e professores para o desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental com uso de tarefas exploratórias. Utilizamos como fonte de dados o diário de campo da pesquisadora, gravações de áudios e vídeos dos encontros, narrativas de aulas e registros reflexivos individuais de professores do grupo. Os dados foram interpretados, categorizados e analisados de acordo com os referenciais teóricos que subsidiaram o estudo e a abordagem da pesquisa narrativa, com destaque aos aspectos da colaboração, da insubordinação criativa e dos conhecimentos matemáticos para o ensino. As análises sinalizaram que as vivências e reflexões oportunizadas neste contexto híbrido com dimensão colaborativa ampliaram a) a conscientização dos professores participantes do grupo acerca da importância do protagonismo e da insubordinação criativa do professor que ensina matemática para a própria aprendizagem docente, b) o conhecimento matemático para o ensino dos conteúdos do pensamento algébrico, e c) a compreensão dos professores em formação de que a discussão de narrativas de aulas com excertos de áudios e vídeos contribui para desenvolver a percepção profissional, sobretudo dos licenciandos, em relação à escuta atenta/interpretativa e a elaboração de feedbacks para a promoção da comunicação das ideias matemáticas nas aulas de matemática. Nesse sentido, defendemos que contextos formativos híbridos, reconhecidos por seus integrantes como colaborativos e insubordinados são espaços potencializadores para a democratização da aprendizagem matemática, pois oportunizam a mobilização de conhecimentos para e no ensinaraprender matemática, a reflexão sobre a própria prática e a ressignificação da identidade do professor que ensina matemática.Abstract: This research aimed to investigate what knowledge and how it is mobilized by future teachers and teachers who teach mathematics in training in a context with a collaborative dimension that is concerned with learning mathematics in Basic Education from the perspective of Creative Insubordination. These aspects were analyzed in a longitudinal study in the ICEM study and research group - Creative Insubordination in Mathematics Education at the Federal University of Santa Catarina, with the participation of teachers who teach mathematics in different segments of Basic Education, mathematics and pedagogy graduates and university professors and graduate students. The focus of this investigation was to understand this knowledge mobilized in the thought movements of the group participants in the actions of study, elaboration, development and discussion of class narratives using exploratory tasks on algebraic thought contents in the early years. We are also concerned with investigating how these future teachers and teachers in training conceived their own participation in ICEM and the contributions of this space to the professional development of teachers and the theoretical and methodological redefinition of the teaching of mathematics. It is a qualitative research, with a formation research characteristic, guided by a methodological approach of Narrative Research. The information built during the investigation was organized into two dimensions, the first refers to the knowledge mobilized in the group's collective discussions on issues of training and the teaching profession from the perspective of professional development, and the other to the knowledge mobilized by the future teachers and teachers for the development of algebraic thinking in elementary school using exploratory tasks. We used as data source the researcher's field diary, audio and video recordings of the meetings, class narratives and individual reflective records of teachers in the group. Data were interpreted, categorized and analyzed according to the theoretical frameworks that supported the study and approach of research narrative, with emphasis on aspects of collaboration, creative insubordination and mathematical knowledge for teaching. The analyzes indicated that the experiences and reflections provided in this hybrid context with a collaborative dimension increased a) the awareness of the teachers participating in the group about the importance of protagonism and the creative insubordination of the teacher who teaches mathematics for the teacher's own learning, b) the knowledge for teaching the contents of algebraic thinking, and c) the understanding of teachers in training that the discussion of classroom narratives with excerpts from audios and videos contributes to developing professional perception, especially of undergraduates, in relation to attentive/interpretative listening and elaboration of feedbacks to promote the communication of mathematical ideas in the development of exploratory tasks in mathematics classes. In this sense, we defend that hybrid formative contexts, recognized by their members as collaborative and insubordinate, they are potentiating spaces for the democratization of mathematics learning, as they provide opportunities for the mobilization of knowledge for and in teaching and learning mathematics, reflection on their own practice and the redefinition of the identity of the teacher who teaches mathematics.Grando, Regina CéliaUniversidade Federal de Santa CatarinaTeres, Silvana Leonora Lehmkuhl2022-02-14T13:33:56Z2022-02-14T13:33:56Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis347 p.| il.application/pdf374085https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231162porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:33:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231162Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:33:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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