Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Elenita Ellete de Lima
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202988
Resumo: Nos dias atuais é essencial uma Educação de Jovens e Adultos que propicie ao sujeito condições de entender e transformar a sociedade em que ele está inserido. O objetivo deste artigo é trazer algumas contribuições para o ensino de matemática em turmas de EJA. A partir de um trabalho interdisciplinar entre a Matemática e a Física numa ótica de vivências experimentais, apresentam-se discussões sobre a questão das representações semióticas como meio articulador do processo de ensino e de aprendizagem. O foco do artigo está em discutir como os alunos compreendem e significam as representações de um objeto matemático assim como apresentar algumas alternativas para este ensino.
id UFSC_b5b8d0df20a451d4d3299b45568dcd58
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202988
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e AdultasEducação de Jovens e AdultosEnsino de Matemática e FísicaAtividade ExperimentalRepresentação Semiótica e InterdisciplinaridadeNos dias atuais é essencial uma Educação de Jovens e Adultos que propicie ao sujeito condições de entender e transformar a sociedade em que ele está inserido. O objetivo deste artigo é trazer algumas contribuições para o ensino de matemática em turmas de EJA. A partir de um trabalho interdisciplinar entre a Matemática e a Física numa ótica de vivências experimentais, apresentam-se discussões sobre a questão das representações semióticas como meio articulador do processo de ensino e de aprendizagem. O foco do artigo está em discutir como os alunos compreendem e significam as representações de um objeto matemático assim como apresentar algumas alternativas para este ensino.2019-12-14T12:03:16Z2019-12-14T12:03:16Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202988Ramos, Elenita Ellete de LimaFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-14T12:03:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202988Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-14T12:03:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas
title Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas
spellingShingle Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Ramos, Elenita Ellete de Lima
Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Matemática e Física
Atividade Experimental
Representação Semiótica e Interdisciplinaridade
title_short Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas
title_full Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas
title_fullStr Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas
title_full_unstemmed Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas
title_sort Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas
author Ramos, Elenita Ellete de Lima
author_facet Ramos, Elenita Ellete de Lima
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Elenita Ellete de Lima
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Matemática e Física
Atividade Experimental
Representação Semiótica e Interdisciplinaridade
topic Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Matemática e Física
Atividade Experimental
Representação Semiótica e Interdisciplinaridade
description Nos dias atuais é essencial uma Educação de Jovens e Adultos que propicie ao sujeito condições de entender e transformar a sociedade em que ele está inserido. O objetivo deste artigo é trazer algumas contribuições para o ensino de matemática em turmas de EJA. A partir de um trabalho interdisciplinar entre a Matemática e a Física numa ótica de vivências experimentais, apresentam-se discussões sobre a questão das representações semióticas como meio articulador do processo de ensino e de aprendizagem. O foco do artigo está em discutir como os alunos compreendem e significam as representações de um objeto matemático assim como apresentar algumas alternativas para este ensino.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2019-12-14T12:03:16Z
2019-12-14T12:03:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202988
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652344355717120