Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Will, Daniela Erani Monteiro
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87228
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_b7c5c9f6cf9765dfe230900fad2b3f17
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87228
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicialEducaçãoProfessores -FormaçãoAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Análise do momento inicial na profissão e da aprendizagem da docência de pedagogos recém-formados do Curso de Pedagogia da UFSC a partir do ingresso na carreira e de suas primeiras experiências como professores nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas dos municípios de Florianópolis, Palhoça e São José, no Estado de Santa Catarina. Partimos do pressuposto de que aprender a ser professor é um processo pautado em diversas experiências e conhecimentos histórico-culturais que vão constituindo o sujeito antes mesmo da sua preparação formal e prosseguem ao longo da carreira. Utilizou-se um questionário para identificar a inserção profissional de um grupo de 144 egressos do curso; a consulta a documentos de concursos públicos para mapear as possibilidades de ingresso na profissão e analisamos as narrativas de cinco professoras de séries iniciais, com até seis anos de experiência profissional, sobre suas primeiras experiências na profissão. As informações coletadas permitiram constatar que a docência caracteriza-se como a principal atividade profissional dos pedagogos. Os conhecimentos provenientes da formação universitária exercem um papel fundamental de mediadores das ações e decisões a serem tomadas em relação às situações da prática e na ponderação e utilização dos demais conhecimentos - os anteriores à formação inicial e aqueles produzidos a partir da experiência profissional.Florianópolis, SCCarvalho, Diana Carvalho deUniversidade Federal de Santa CatarinaWill, Daniela Erani Monteiro2012-10-21T16:44:38Z2012-10-21T16:44:38Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| tabs.application/pdf203873http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87228porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T01:47:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87228Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T01:47:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial
title Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial
spellingShingle Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial
Will, Daniela Erani Monteiro
Educação
Professores -
Formação
Aprendizagem
title_short Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial
title_full Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial
title_fullStr Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial
title_full_unstemmed Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial
title_sort Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial
author Will, Daniela Erani Monteiro
author_facet Will, Daniela Erani Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Diana Carvalho de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Will, Daniela Erani Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores -
Formação
Aprendizagem
topic Educação
Professores -
Formação
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T16:44:38Z
2012-10-21T16:44:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 203873
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87228
identifier_str_mv 203873
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652202342875136