Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173773 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
id |
UFSC_bd8a9fe518abece5774fc89691d61fae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173773 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visualGêneroDeficiência visualTecnologia assistivaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.Este trabalho de conclusão de curso se propõe a abordar a temática relacionada à introdução de estudos sobre gênero para estudantes universitários com deficiência visual, considerando que na contemporaneidade existem poucos trabalhos abordando novas formas de atuação envolvendo estudos de gênero para esse público. Seus objetivos são evidenciar a contribuição da temática de gênero no processo de ensino; introduzir leituras sobre gênero e diversidade sexual com auxílio de tecnologia assistiva e propor reflexões acerca de gênero considerando as percepções dos estudantes com deficiência visual. A análise das percepções possibilitou constatar a importância do acesso a discussões que envolvam gênero e sexualidades para os estudantes com deficiência visual, contribuindo para a inclusão social e transformações no ambiente educacional.This final project aims to address the theme related to the introduction of gender university studies for students with visual disability, whereas in contemporary times there are few studies addressing new forms of activity involving gender studies for this audience. Its objectives are to highlignt the contribution of gender in educational process; readings on gender and sexual diversity with the help of assistive technology and propose reflections about genre considering the perceptions of students with visual impairment. The analysis of perceptions enabled us to see the importance of access to discussions involving gender and Sexualities to students with visual disabilities, contributing to social inclusion and transformations in the educational environment.Mello, Profa. Me. Anahi Guedes deUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Evanilsa Coelho2017-02-24T22:23:55Z2017-02-24T22:23:55Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173773porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-24T22:23:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173773Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-24T22:23:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual |
title |
Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual |
spellingShingle |
Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual Martins, Evanilsa Coelho Gênero Deficiência visual Tecnologia assistiva |
title_short |
Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual |
title_full |
Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual |
title_fullStr |
Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual |
title_sort |
Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual |
author |
Martins, Evanilsa Coelho |
author_facet |
Martins, Evanilsa Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mello, Profa. Me. Anahi Guedes de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Evanilsa Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Deficiência visual Tecnologia assistiva |
topic |
Gênero Deficiência visual Tecnologia assistiva |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-24T22:23:55Z 2017-02-24T22:23:55Z 2017-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173773 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
64 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652322637611008 |