Inserção de escolares com deficiência nas aulas de Educação Física: percepções dos professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Florianópolis
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202424 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
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Inserção de escolares com deficiência nas aulas de Educação Física: percepções dos professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de FlorianópolisInserçãoCriança com deficiênciaEducação FísicaInclusãoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A inclusão de crianças com deficiência no ambiente educacional regular é um direito de todos. Todavia quando analisamos a forma com que ocorre a participação destes estudantes, em especial nas aulas de Educação Física, notamos que esta acontece de maneira diferenciada, decorrente de diversos fatores. Sendo assim, o presente estudo objetivou caracterizar a inserção de crianças e adolescentes com deficiência durante as aulas de Educação Física, do Ensino Fundamental II, nas escolas da Rede Municipal de Florianópolis, a partir da percepção dos professores de Educação Física. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário de onze (11) questões, tanto abertas quanto fechadas, as quais foram respondidas por doze (12) professores de Educação Física de dez (10) escolas da Rede Municipal de Florianópolis. Os dados foram analisados de duas formas, as perguntas fechadas foram analisadas através de frequência de respostas e as perguntas abertas por meio de categorização das respostas, utilizando-se o método de Análise de Conteúdo. Ao analisar os dados, percebeu-se que a frequência bem como a participação dos escolares com deficiência nas aulas de Educação Física ocorre de maneira bastante consistente, mencionando que esta é facilitada por apoios, como a presença do professor auxiliar, e a inclusão deste estudante com a turma. Além disso, notou-se que as relações de interação da criança com deficiência no ambiente escolar acontecem em diferentes níveis, sendo que mais da metade não interage de uma forma efetiva com os colegas de sala. Também foi observado que a Rede Municipal de Educação sofre com a escassez de professores de apoio especializados para acompanhar os escolares. Ao final, foi identificado que os professores percebem a necessidade de trabalhar o tema inclusão nas aulas, perpassando as crianças com deficiência, a fim de incluir todos os sujeitos, independentemente da etnia, gênero ou classe social.Florianópolis, SCSeron, Bruna BarbozaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Júlia da2019-12-06T21:34:49Z2019-12-06T21:34:49Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202424info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-06T21:34:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202424Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-06T21:34:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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