Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo, Adriany de Morais
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pureza, Demilto Yamaguchi da, Hack, Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240601
Resumo: Este artigo discorre sobre o multiculturalismo na alfabetização e objetiva discutir essa temática sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, a fim de contribuir com os estudos acerca do currículo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, fundamentada nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, em documentos que orientam a alfabetização no Brasil, buscando aproximações e contradições com multiculturalismo. Como resultado preliminar, constata-se que a maioria desses documentos prioriza a inserção do multiculturalismo no currículo, em detrimento das formas mais elaboradas de leitura e de escrita, bem como de conteúdos primordiais para a aprendizagem. Desse modo, defende-se um currículo pensado a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, a qual apresenta contribuições imprescindíveis para uma educação emancipatória e humanizadora.
id UFSC_c225566e366b708b4ea00505b158eb80
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240601
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-críticaPedagogia Histórico-CríticacurrículomulticulturalismoEste artigo discorre sobre o multiculturalismo na alfabetização e objetiva discutir essa temática sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, a fim de contribuir com os estudos acerca do currículo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, fundamentada nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, em documentos que orientam a alfabetização no Brasil, buscando aproximações e contradições com multiculturalismo. Como resultado preliminar, constata-se que a maioria desses documentos prioriza a inserção do multiculturalismo no currículo, em detrimento das formas mais elaboradas de leitura e de escrita, bem como de conteúdos primordiais para a aprendizagem. Desse modo, defende-se um currículo pensado a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, a qual apresenta contribuições imprescindíveis para uma educação emancipatória e humanizadora.2022-10-13T13:01:32Z2022-10-13T13:01:32Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240601Leonardo, Adriany de MoraisPureza, Demilto Yamaguchi daHack, Cássiaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-13T13:01:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240601Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-13T13:01:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica
spellingShingle Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Leonardo, Adriany de Morais
Pedagogia Histórico-Crítica
currículo
multiculturalismo
title_short Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_full Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_sort Multiculturalismo e alfabetização sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica
author Leonardo, Adriany de Morais
author_facet Leonardo, Adriany de Morais
Pureza, Demilto Yamaguchi da
Hack, Cássia
author_role author
author2 Pureza, Demilto Yamaguchi da
Hack, Cássia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo, Adriany de Morais
Pureza, Demilto Yamaguchi da
Hack, Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Histórico-Crítica
currículo
multiculturalismo
topic Pedagogia Histórico-Crítica
currículo
multiculturalismo
description Este artigo discorre sobre o multiculturalismo na alfabetização e objetiva discutir essa temática sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, a fim de contribuir com os estudos acerca do currículo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, fundamentada nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, em documentos que orientam a alfabetização no Brasil, buscando aproximações e contradições com multiculturalismo. Como resultado preliminar, constata-se que a maioria desses documentos prioriza a inserção do multiculturalismo no currículo, em detrimento das formas mais elaboradas de leitura e de escrita, bem como de conteúdos primordiais para a aprendizagem. Desse modo, defende-se um currículo pensado a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, a qual apresenta contribuições imprescindíveis para uma educação emancipatória e humanizadora.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-10-13T13:01:32Z
2022-10-13T13:01:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240601
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652032465174528