Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237159 |
Resumo: | Coopetição compreende cooperação e competição simultaneamente, e configura-se como uma opção de redução de riscos e aumento de vendas para as empresas. Tais efeitos são enfatizados em empresas localizadas em aglomerações empresariais, uma vez que para que a coopetição tenha efeitos positivos, é necessário que haja oportunidades para efetiva cooperação, como ocorre quando há proximidade geográfica. O objetivo deste estudo é analisar o impacto da coopetição (competição e cooperação) no desempenho de aglomerações de shoppings centers de Florianópolis, SC, e das suas empresas. Para tal realizou-se pesquisa descritiva e quantitativa por meio de questionário aplicado a profissionais atuantes em 120 empresas dos três maiores shoppings centers de Florianópolis. Em seguida, os dados foram tabulados e analisados por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa evidenciam um transbordamento do desempenho das aglomerações para as empresas atuantes nos shopping centers investigados. Além disso, os resultados apontaram relação positiva entre o nível de cooperação das empresas e seus respectivos desempenhos. O nível de competição entre as empresas, por outro lado, parece não influenciar seu desempenho ou das aglomerações. |
id |
UFSC_c47b08ebf06d44f5d23060a550f78782 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/237159 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping CentersCompetiçãoCooperaçãoCoopetiçãoAglomeraçõesDesempenhoCoopetição compreende cooperação e competição simultaneamente, e configura-se como uma opção de redução de riscos e aumento de vendas para as empresas. Tais efeitos são enfatizados em empresas localizadas em aglomerações empresariais, uma vez que para que a coopetição tenha efeitos positivos, é necessário que haja oportunidades para efetiva cooperação, como ocorre quando há proximidade geográfica. O objetivo deste estudo é analisar o impacto da coopetição (competição e cooperação) no desempenho de aglomerações de shoppings centers de Florianópolis, SC, e das suas empresas. Para tal realizou-se pesquisa descritiva e quantitativa por meio de questionário aplicado a profissionais atuantes em 120 empresas dos três maiores shoppings centers de Florianópolis. Em seguida, os dados foram tabulados e analisados por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa evidenciam um transbordamento do desempenho das aglomerações para as empresas atuantes nos shopping centers investigados. Além disso, os resultados apontaram relação positiva entre o nível de cooperação das empresas e seus respectivos desempenhos. O nível de competição entre as empresas, por outro lado, parece não influenciar seu desempenho ou das aglomerações.Florianópolis, SCGasparetto, ValdireneSchäfer, Joice DeniseUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, João Vitor Brasil2022-07-26T18:40:37Z2022-07-26T18:40:37Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237159porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-29T20:40:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237159Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-29T20:40:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers |
title |
Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers |
spellingShingle |
Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers Rocha, João Vitor Brasil Competição Cooperação Coopetição Aglomerações Desempenho |
title_short |
Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers |
title_full |
Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers |
title_fullStr |
Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers |
title_full_unstemmed |
Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers |
title_sort |
Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers |
author |
Rocha, João Vitor Brasil |
author_facet |
Rocha, João Vitor Brasil |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gasparetto, Valdirene Schäfer, Joice Denise Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, João Vitor Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competição Cooperação Coopetição Aglomerações Desempenho |
topic |
Competição Cooperação Coopetição Aglomerações Desempenho |
description |
Coopetição compreende cooperação e competição simultaneamente, e configura-se como uma opção de redução de riscos e aumento de vendas para as empresas. Tais efeitos são enfatizados em empresas localizadas em aglomerações empresariais, uma vez que para que a coopetição tenha efeitos positivos, é necessário que haja oportunidades para efetiva cooperação, como ocorre quando há proximidade geográfica. O objetivo deste estudo é analisar o impacto da coopetição (competição e cooperação) no desempenho de aglomerações de shoppings centers de Florianópolis, SC, e das suas empresas. Para tal realizou-se pesquisa descritiva e quantitativa por meio de questionário aplicado a profissionais atuantes em 120 empresas dos três maiores shoppings centers de Florianópolis. Em seguida, os dados foram tabulados e analisados por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa evidenciam um transbordamento do desempenho das aglomerações para as empresas atuantes nos shopping centers investigados. Além disso, os resultados apontaram relação positiva entre o nível de cooperação das empresas e seus respectivos desempenhos. O nível de competição entre as empresas, por outro lado, parece não influenciar seu desempenho ou das aglomerações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-26T18:40:37Z 2022-07-26T18:40:37Z 2022-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237159 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652319196184576 |