Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Neuza Bertoni
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Soares, Elenir Terezinha Paluch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160496
Resumo: Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/8/7
id UFSC_c86eab2ccedb80f89c1c935c09bc60d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160496
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)Zoltan Paul DienesSistema de numeração decimalValor posicionalPráticas pedagógicasDisponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/8/7Desde o final da década de 1950, o ensino do Sistema de Numeração Decimal (SND) nas séries iniciais de escolarização foi alvo de experiências pedagógicas do matemático pesquisador húngaro Zoltan Paul Dienes, defendendo que a compreensão do valor posicional, princípio fundamental desse sistema, ocorre a partir de contagens, agrupamentos e reagrupamentos em diferentes bases. No Brasil, essa proposição pedagógica foi apropriada, principalmente, pelos Grupos que disseminaram as ideias do Movimento da Matemática Moderna no país, por meio de cursos para professores e coleções didáticas produzidas por esses grupos, nas décadas de 1960 e 1970. Investigações na perspectiva da história cultural, tomando como apoio teórico Roger Chartier (1995) e os estudos sobre a história das disciplinas escolares de André Chervel (1990), utilizando como fontes de pesquisa cadernos de alunos e manuais didáticos fornecem indícios de que, no Paraná, embora a metodologia da utilização de diversas bases não tenha recebido expressivo acolhimento pela cultura escolar, a essência das ideias pedagógicas de Dienes direcionadas à compreensão do valor de posição parece ter sido apropriada, desencadeando uma mudança nas práticas pedagógicas referentes ao SND, deslocando a centralidade do processo de aprendizagem por meio de memorização de regras e procedimentos para a compreensão do valor posicional.Caminhos da Educação Matemática em Revista2016-04-13T12:36:09Z2016-04-13T12:36:09Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, E. T. P.; PINTO, N. B. Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980). Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 71-87, 2014.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160496Pinto, Neuza BertoniSoares, Elenir Terezinha Paluchporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-13T12:36:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160496Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-13T12:36:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)
title Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)
spellingShingle Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)
Pinto, Neuza Bertoni
Zoltan Paul Dienes
Sistema de numeração decimal
Valor posicional
Práticas pedagógicas
title_short Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)
title_full Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)
title_fullStr Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)
title_full_unstemmed Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)
title_sort Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)
author Pinto, Neuza Bertoni
author_facet Pinto, Neuza Bertoni
Soares, Elenir Terezinha Paluch
author_role author
author2 Soares, Elenir Terezinha Paluch
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Neuza Bertoni
Soares, Elenir Terezinha Paluch
dc.subject.por.fl_str_mv Zoltan Paul Dienes
Sistema de numeração decimal
Valor posicional
Práticas pedagógicas
topic Zoltan Paul Dienes
Sistema de numeração decimal
Valor posicional
Práticas pedagógicas
description Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/8/7
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-04-13T12:36:09Z
2016-04-13T12:36:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, E. T. P.; PINTO, N. B. Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980). Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 71-87, 2014.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160496
identifier_str_mv SOARES, E. T. P.; PINTO, N. B. Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980). Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 71-87, 2014.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652311161995264