Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214829 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019. |
id |
UFSC_d3501b907f4936c8ba2dfaf3319573c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214829 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC)Tecnologias da informação e comunicaçãoPlanos de aulaTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.As tecnologias da informação e comunicação (TIC) representam um importante tema para área educacional, pois permitem o uso de diferentes recursos como apoio no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, a forma como os docentes podem trazer as TIC para a sala de aula a fim de proporcionar experiências educacionais mais efetivas, permanece uma questão. Com base nisso, este trabalho objetivou propor um modelo de plano de aula que possa auxiliar os docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Sua realização se deu por meio das seguintes etapas: a) revisão sistemática da literatura; b) revisão bibliográfica da literatura; c) elaboração da proposta de modelo de plano de aula; d) elaboração de um rubrica com base no TPACK; e) teste do plano de aula proposto; f)estudo e análise dos casos-teste g) proposta de um novo modelo de plano de aula. O modelo proposto foi testado na disciplina de Tópicos Especiais em Tecnologia Educacional ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina ? Campus Araranguá no trimestre 2018/2 contando com 41 participantes. Como resultado, analisou-se os casos sob a ótica dos domínios de conhecimento da estratégia TPACK. Com isso, identificou-se trechos dos planos de aula que remetem aos domínios de conhecimento da estratégia TPACK, categorizandoos. Como conclusão, viu-se que dez dos treze planos de aula analisados apresentam todos os domínios de conhecimento da estratégia TPACK e que os docentes participantes possuem conhecimento sobre diferentes metodologias de aprendizagem e recursos tecnológicos. Entretanto, lacunas de conhecimento foram identificadas, as quais serviram de insumos para a elaboração de um novo modelo de plano de aula e proposta para intervenções futuras.Abstract: Information and communication technologies (ICT) represent an essential theme for education, as they allow the use of different resources to support the teaching and learning process. However, how teachers can bring ICT into the classroom to provide more effective educational experiences remains a question. Based on this, this work aimed to propose a model of a lesson plan that can assist teachers in the elaboration of classes mediated by information and communication technologies (ICT). Its accomplishment occurred through the following steps: a) systematic review of the literature; b) literature review; c) elaboration of the proposed lesson plan model; d) preparation of an item based on TPACK; e) test of the proposed lesson plan; f) study and analysis of test cases g) proposal of a new model of lesson plan. The proposed model was tested in the Special Topics in Educational Technology course offered by the Graduate Program in Information and Communication Technologies of the Federal University of Santa Catarina - Araranguá Campus in the quarter 2018/2 with 41 people. As a result, the cases were analyzed from the perspective of the knowledge domains of the TPACK strategy. Thus, we identified excerpts from the lesson plans that refer to the knowledge domains of the TPACK strategy, categorizing them. In conclusion, it was found that ten of the thirteen analyzed lesson plans present all TPACK strategic knowledge areas and, that the participating teachers have knowledge about different learning methodologies and technological resources. However, knowledge gaps were identified, which served as inputs for the elaboration of a new model of lesson plan and proposal for future interventions.Silva, Juarez Bento daFerenhof, Helio AisenbergUniversidade Federal de Santa CatarinaLotthammer, Karen Schmidt2020-10-21T21:10:10Z2020-10-21T21:10:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis119 p.| il., gráfs.application/pdf369041https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214829porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:10:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214829Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:10:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) |
title |
Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) |
spellingShingle |
Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) Lotthammer, Karen Schmidt Tecnologias da informação e comunicação Planos de aula Tecnologia educacional |
title_short |
Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) |
title_full |
Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) |
title_fullStr |
Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) |
title_full_unstemmed |
Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) |
title_sort |
Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) |
author |
Lotthammer, Karen Schmidt |
author_facet |
Lotthammer, Karen Schmidt |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Juarez Bento da Ferenhof, Helio Aisenberg Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lotthammer, Karen Schmidt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e comunicação Planos de aula Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologias da informação e comunicação Planos de aula Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-21T21:10:10Z 2020-10-21T21:10:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
369041 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214829 |
identifier_str_mv |
369041 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
119 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652277967224832 |