Mapeamento de processos e desenvolvimento de indicadores na busca por melhorias em uma empresa de serviços de gestão de investimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanette, Gabriel Sasso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218773
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção
id UFSC_d6ca3f4155f91c018d1dda730df1fca6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218773
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Mapeamento de processos e desenvolvimento de indicadores na busca por melhorias em uma empresa de serviços de gestão de investimentosMapeamento e melhoria de processosIndicadores de desempenhoGestão de processos de negócioBPMNGestão de investimentosTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de ProduçãoNa busca das empresas por constante evolução em seus resultados, a gestão de processos de negócios destaca-se como uma abordagem consolidada, que auxilia no alcance dos objetivos organizacionais. No entanto, para implementá-la, a empresa precisa atingir um alto nível de maturidade na gestão de seus processos e um dos primeiros passos é justamente o mapeamento deles. Além de servir como base para a implementação da gestão de processos, e muitas outras iniciativas de melhoria, o próprio ato de mapear os processos, traz consigo muitos benefícios à organização. Este trabalho ilustra, a aplicação prática de mapeamento, utilizando a notação BPMN 2.0 em três processos interfuncionais críticos, relacionados ao início e encerramento de prestação de serviços em uma empresa do ramo de gestão de investimentos financeiros, setor que vem crescendo muito nos últimos anos no Brasil. Também, com o objetivo de estruturar referências para a medição e acompanhamento do desempenho dos processos, foram propostos alguns indicadores. O trabalho apresenta uma análise qualitativa dos resultados obtidos, onde são listados os impactos do projeto na companhia, incluindo ganhos como o aumento de eficácia, confiabilidade e eficiência nos processos, maior suporte à implementação de sistemas de informação, melhora na comunicação entre áreas funcionais, atendimento aos clientes, e fortalecimento de uma visão holística nos gestores e colaboradores envolvidos. Por fim, são propostas algumas opções para trabalhos futuros, incluindo o acompanhamento da evolução da organização em termos de maturidade em gestão de processos, como também a aplicação dos indicadores de desempenho propostos e a análise do impacto do método adotado nestes e em outros processos da empresa de forma contínua e constante.In companies search for constant results evolution, management by processes stands out as a consolidated approach, which helps to achieve organizational objectives. However, to implement it, the company needs to reach a high level of maturity in process management, and one of the first steps is precisely their mapping. In addition to serve as a basis for implementing process management, and many other improvement initiatives, the very act of process mapping brings many benefits to the organization. This work illustrates the practical application of process mapping, using BPMN 2.0 notation in three critical cross-functional processes, which are related to the start and the end of service delivery processes in a financial investment management business company, sector which has been growing a lot in recent years in Brazil. Also, in order to structure the processes measurement and performance monitoring references, some indicators were proposed. This work presents a qualitative analysis of the results obtained, listing the impacts of the project on the company, including gains such as increased effectiveness, reliability and efficiency in the processes, greater support for the implementation of information systems, improved communication between functional areas and customer services, and strengthening of a holistic view from the managers and employees involved. Finally, some options for future work are proposed, including monitoring the organization’s evolution in terms of process management maturity, as well as applying the proposed performance indicators and analyzing the impact of the method adopted on these and other processes of the company, continuously and constantly.Florianópolis, SCVieira, Guilherme ErnaniUniversidade Federal de Santa CatarinaZanette, Gabriel Sasso2020-12-21T14:48:16Z2020-12-21T14:48:16Z2020-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis133 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218773info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-21T14:48:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218773Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-21T14:48:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de processos e desenvolvimento de indicadores na busca por melhorias em uma empresa de serviços de gestão de investimentos
title Mapeamento de processos e desenvolvimento de indicadores na busca por melhorias em uma empresa de serviços de gestão de investimentos
spellingShingle Mapeamento de processos e desenvolvimento de indicadores na busca por melhorias em uma empresa de serviços de gestão de investimentos
Zanette, Gabriel Sasso
Mapeamento e melhoria de processos
Indicadores de desempenho
Gestão de processos de negócio
BPMN
Gestão de investimentos
title_short Mapeamento de processos e desenvolvimento de indicadores na busca por melhorias em uma empresa de serviços de gestão de investimentos
title_full Mapeamento de processos e desenvolvimento de indicadores na busca por melhorias em uma empresa de serviços de gestão de investimentos
title_fullStr Mapeamento de processos e desenvolvimento de indicadores na busca por melhorias em uma empresa de serviços de gestão de investimentos
title_full_unstemmed Mapeamento de processos e desenvolvimento de indicadores na busca por melhorias em uma empresa de serviços de gestão de investimentos
title_sort Mapeamento de processos e desenvolvimento de indicadores na busca por melhorias em uma empresa de serviços de gestão de investimentos
author Zanette, Gabriel Sasso
author_facet Zanette, Gabriel Sasso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Guilherme Ernani
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanette, Gabriel Sasso
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento e melhoria de processos
Indicadores de desempenho
Gestão de processos de negócio
BPMN
Gestão de investimentos
topic Mapeamento e melhoria de processos
Indicadores de desempenho
Gestão de processos de negócio
BPMN
Gestão de investimentos
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21T14:48:16Z
2020-12-21T14:48:16Z
2020-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218773
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652399953313792