CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96831 |
Resumo: | O trabalho discute elementos de um processo de formação continuada, alternativo, de docentes de cursos superiores de tecnologia, mantidos na Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”, campus de Belo Horizonte, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG/Brasil), no qual essa busca promover ações que oportunizem a construção de saberes/práticas coletivas sobre o fazer pedagógico cotidiano. Destacam-se, entre elas, os processos de auto-avaliação do docente e da sua avaliação pelo universo dos discentes, o que inclui: (1) preenchimento por estes de instrumento avaliativo sobre as práticas docentes em cada uma das disciplinas cursadas a cada semestre; (2) auto-avaliação docente, com preenchimento de formulário específico por turma a cada semestre. As variáveis privilegiadas na coleta de dados contemplam aspectos relacionados às estratégias metodológicas, habilidades específicas da prática docente e comportamentos pertinentes às relações interpessoais. Esse processo tem se tornado balizador das tomadas de decisões das políticas institucionais e no delineamento de ações na cotidianidade do projeto político pedagógico da instituição para que esse possa corresponder às reais necessidades formativas dos diferentes sujeitos que nela atuam ou dos seus potenciais demandadores. |
id |
UFSC_d93165990ca017bc29a19670e27c39a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96831 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASILO trabalho discute elementos de um processo de formação continuada, alternativo, de docentes de cursos superiores de tecnologia, mantidos na Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”, campus de Belo Horizonte, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG/Brasil), no qual essa busca promover ações que oportunizem a construção de saberes/práticas coletivas sobre o fazer pedagógico cotidiano. Destacam-se, entre elas, os processos de auto-avaliação do docente e da sua avaliação pelo universo dos discentes, o que inclui: (1) preenchimento por estes de instrumento avaliativo sobre as práticas docentes em cada uma das disciplinas cursadas a cada semestre; (2) auto-avaliação docente, com preenchimento de formulário específico por turma a cada semestre. As variáveis privilegiadas na coleta de dados contemplam aspectos relacionados às estratégias metodológicas, habilidades específicas da prática docente e comportamentos pertinentes às relações interpessoais. Esse processo tem se tornado balizador das tomadas de decisões das políticas institucionais e no delineamento de ações na cotidianidade do projeto político pedagógico da instituição para que esse possa corresponder às reais necessidades formativas dos diferentes sujeitos que nela atuam ou dos seus potenciais demandadores.INPEAU2012-11-01T16:36:38Z2012-11-01T16:36:38Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96831OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DEGONTIJO, CYNTHIA RÚBIA BRAGADIAS, DARLI DE SOUZAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T18:49:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96831Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T18:49:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL |
title |
CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL |
author |
OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE |
author_facet |
OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE GONTIJO, CYNTHIA RÚBIA BRAGA DIAS, DARLI DE SOUZA |
author_role |
author |
author2 |
GONTIJO, CYNTHIA RÚBIA BRAGA DIAS, DARLI DE SOUZA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE GONTIJO, CYNTHIA RÚBIA BRAGA DIAS, DARLI DE SOUZA |
description |
O trabalho discute elementos de um processo de formação continuada, alternativo, de docentes de cursos superiores de tecnologia, mantidos na Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”, campus de Belo Horizonte, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG/Brasil), no qual essa busca promover ações que oportunizem a construção de saberes/práticas coletivas sobre o fazer pedagógico cotidiano. Destacam-se, entre elas, os processos de auto-avaliação do docente e da sua avaliação pelo universo dos discentes, o que inclui: (1) preenchimento por estes de instrumento avaliativo sobre as práticas docentes em cada uma das disciplinas cursadas a cada semestre; (2) auto-avaliação docente, com preenchimento de formulário específico por turma a cada semestre. As variáveis privilegiadas na coleta de dados contemplam aspectos relacionados às estratégias metodológicas, habilidades específicas da prática docente e comportamentos pertinentes às relações interpessoais. Esse processo tem se tornado balizador das tomadas de decisões das políticas institucionais e no delineamento de ações na cotidianidade do projeto político pedagógico da instituição para que esse possa corresponder às reais necessidades formativas dos diferentes sujeitos que nela atuam ou dos seus potenciais demandadores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-08 2012-11-01T16:36:38Z 2012-11-01T16:36:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96831 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651884180799488 |