CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: GONTIJO, CYNTHIA RÚBIA BRAGA, DIAS, DARLI DE SOUZA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96831
Resumo: O trabalho discute elementos de um processo de formação continuada, alternativo, de docentes de cursos superiores de tecnologia, mantidos na Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”, campus de Belo Horizonte, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG/Brasil), no qual essa busca promover ações que oportunizem a construção de saberes/práticas coletivas sobre o fazer pedagógico cotidiano. Destacam-se, entre elas, os processos de auto-avaliação do docente e da sua avaliação pelo universo dos discentes, o que inclui: (1) preenchimento por estes de instrumento avaliativo sobre as práticas docentes em cada uma das disciplinas cursadas a cada semestre; (2) auto-avaliação docente, com preenchimento de formulário específico por turma a cada semestre. As variáveis privilegiadas na coleta de dados contemplam aspectos relacionados às estratégias metodológicas, habilidades específicas da prática docente e comportamentos pertinentes às relações interpessoais. Esse processo tem se tornado balizador das tomadas de decisões das políticas institucionais e no delineamento de ações na cotidianidade do projeto político pedagógico da instituição para que esse possa corresponder às reais necessidades formativas dos diferentes sujeitos que nela atuam ou dos seus potenciais demandadores.
id UFSC_d93165990ca017bc29a19670e27c39a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96831
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASILO trabalho discute elementos de um processo de formação continuada, alternativo, de docentes de cursos superiores de tecnologia, mantidos na Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”, campus de Belo Horizonte, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG/Brasil), no qual essa busca promover ações que oportunizem a construção de saberes/práticas coletivas sobre o fazer pedagógico cotidiano. Destacam-se, entre elas, os processos de auto-avaliação do docente e da sua avaliação pelo universo dos discentes, o que inclui: (1) preenchimento por estes de instrumento avaliativo sobre as práticas docentes em cada uma das disciplinas cursadas a cada semestre; (2) auto-avaliação docente, com preenchimento de formulário específico por turma a cada semestre. As variáveis privilegiadas na coleta de dados contemplam aspectos relacionados às estratégias metodológicas, habilidades específicas da prática docente e comportamentos pertinentes às relações interpessoais. Esse processo tem se tornado balizador das tomadas de decisões das políticas institucionais e no delineamento de ações na cotidianidade do projeto político pedagógico da instituição para que esse possa corresponder às reais necessidades formativas dos diferentes sujeitos que nela atuam ou dos seus potenciais demandadores.INPEAU2012-11-01T16:36:38Z2012-11-01T16:36:38Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96831OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DEGONTIJO, CYNTHIA RÚBIA BRAGADIAS, DARLI DE SOUZAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T18:49:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96831Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T18:49:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL
title CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL
OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE
title_short CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL
title_full CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL
title_sort CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA CRIAÇÃO DE CONTEXTO CAPACITANTE DE INTERAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA FAPP/CBH/UEMG/BRASIL
author OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE
author_facet OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE
GONTIJO, CYNTHIA RÚBIA BRAGA
DIAS, DARLI DE SOUZA
author_role author
author2 GONTIJO, CYNTHIA RÚBIA BRAGA
DIAS, DARLI DE SOUZA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE
GONTIJO, CYNTHIA RÚBIA BRAGA
DIAS, DARLI DE SOUZA
description O trabalho discute elementos de um processo de formação continuada, alternativo, de docentes de cursos superiores de tecnologia, mantidos na Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”, campus de Belo Horizonte, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG/Brasil), no qual essa busca promover ações que oportunizem a construção de saberes/práticas coletivas sobre o fazer pedagógico cotidiano. Destacam-se, entre elas, os processos de auto-avaliação do docente e da sua avaliação pelo universo dos discentes, o que inclui: (1) preenchimento por estes de instrumento avaliativo sobre as práticas docentes em cada uma das disciplinas cursadas a cada semestre; (2) auto-avaliação docente, com preenchimento de formulário específico por turma a cada semestre. As variáveis privilegiadas na coleta de dados contemplam aspectos relacionados às estratégias metodológicas, habilidades específicas da prática docente e comportamentos pertinentes às relações interpessoais. Esse processo tem se tornado balizador das tomadas de decisões das políticas institucionais e no delineamento de ações na cotidianidade do projeto político pedagógico da instituição para que esse possa corresponder às reais necessidades formativas dos diferentes sujeitos que nela atuam ou dos seus potenciais demandadores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-01T16:36:38Z
2012-11-01T16:36:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96831
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651884180799488