Eles são só bebês, o que podem aprender no berçário?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130062 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil |
id |
UFSC_dc86fe6e71c5f93d91997c1d4032686b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130062 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Eles são só bebês, o que podem aprender no berçário?Educação infantilBebêsBerçárioArtesTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação InfantilEste artigo tem como objetivo discutir o processo de ensino-aprendizagem de bebês frequentadores de um espaço de educação coletiva, bem como analisar a importância das interações e relações para o desenvolvimento dos bebês. O tema é relevante na medida em que crescem os debates em torno do desenvolvimento de bebês e sobre o processo de ensino-aprendizagem em berçários. O trabalho busca demonstrar como a prática no Berçário e a intencionalidade do docente é capaz de proporcionar aos bebês momentos de ricas e significativas vivências levando-os a aprendizagens. Para embasar o tema buscou-se aporte teórico em Barbosa, Facci, Galvão, Pino, Schimitz e Tristão, sob a perspectiva da psicologia sócio histórica de Vigotski e Wallon. A partir desta fundamentação foi realizada uma análise de um trabalho realizado no Berçário I de um Centro de Educação Infantil da rede municipal de Joinville – SC, durante o ano letivo de 2011. Uma turma, de quatorze bebês entre 04 a 22 meses e três profissionais da educação, participaram deste trabalho, que além da observação diária da professora responsável contou como ferramentas, para análise e interpretação dos dados os planejamentos, registros, portfólios de aprendizagens e fotos das vivências da turma. Os resultados demonstram que através dos conhecimentos adquiridos acerca das concepções que envolvem a Educação Infantil e dos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil de 0 a 24 meses, aliados a experiência docente em sala, é possível, promover e planejar espaços e encontros no Berçário, de modo que desenvolvam nos bebês capacidades motoras, intelectuais e afetivas através da apropriação de novos saberes, conhecimentos e da cultura historicamente construída.Florianópolis, SCCampos, RosâniaUniversidade Federal de Santa CatarinaSant´Anna, Josiane Neves da Silva2015-02-23T13:51:59Z2015-02-23T13:51:59Z2012-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis34 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130062porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-23T13:51:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130062Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-23T13:51:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eles são só bebês, o que podem aprender no berçário? |
title |
Eles são só bebês, o que podem aprender no berçário? |
spellingShingle |
Eles são só bebês, o que podem aprender no berçário? Sant´Anna, Josiane Neves da Silva Educação infantil Bebês Berçário Artes |
title_short |
Eles são só bebês, o que podem aprender no berçário? |
title_full |
Eles são só bebês, o que podem aprender no berçário? |
title_fullStr |
Eles são só bebês, o que podem aprender no berçário? |
title_full_unstemmed |
Eles são só bebês, o que podem aprender no berçário? |
title_sort |
Eles são só bebês, o que podem aprender no berçário? |
author |
Sant´Anna, Josiane Neves da Silva |
author_facet |
Sant´Anna, Josiane Neves da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Rosânia Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant´Anna, Josiane Neves da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Bebês Berçário Artes |
topic |
Educação infantil Bebês Berçário Artes |
description |
Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-19 2015-02-23T13:51:59Z 2015-02-23T13:51:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130062 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
34 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652014850146304 |