Informações Históricas do Códice Atlântico de Leonardo Da Vinci mobilizadas para o Ensino de Geometria na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235199 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3458 |
id |
UFSC_e48007b5e672df730365f0e17f6b03e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235199 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Informações Históricas do Códice Atlântico de Leonardo Da Vinci mobilizadas para o Ensino de Geometria na Educação BásicaLeonardo da VinciInformações HistóricasProblematizaçõesGeometria da Educação BásicaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3458O ensino de Geometria ocupa papel relevante dentre as pesquisas do Campo da Educação Matemática brasileira. Assim, este trabalho de cunho qualitativo tem como objetivo mobilizar informações históricas do Códice Atlântico de Leonardo da Vinci para o ensino de Geometria na Educação Básica. Trata-se de um manuscrito do século XVI que contém 1119 folhas de desenhos e anotações de Da Vinci cuja edição brasileira, em 10 volumes, contém as folhas de 1 a 602. Tomamos como recorte para este trabalho as folhas 8r e 36r, que estão no volume 1 da coleção, e que foram estudadas para que ficasse evidente a geometria nelas refletida como, por exemplo, elementos que remetem ao estudo de circunferência, círculo, triângulos, ângulos e segmentos de reta. Os resultados mostram que as folhas 8r e 36r contém informações históricas (MENDES, 2015), como desenhos e anotações, que remetem a temas ensinados na geometria da Educação Básica e que podem ser mobilizadas para o ensino de geometria, nesse Nível, por meio da elaboração de problematizações, nos termos de Miguel e Mendes (2010). Assim, elaboramos algumas problematizações que poderão ser tomadas como recurso pedagógico pelo professor de matemática da Educação Básica. Entendemos essas problematizações como uma proposta que poderá ser aprimorada e adaptada pelo professor para a sua realidade escolar, pois, é certo que cada escola, cada sala de aula e cada aluno são um universo particular, por isso, a proposta serve de orientação para que o professor faça as adaptações que julgar necessárias à sua efetiva implementação na sala de aula.BOCEHM - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática2022-05-28T20:08:59Z2022-05-28T20:08:59Z2020-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, J. P. ; MENDES, I. A. . Informações Históricas do Códice Atlântico de Leonardo Da Vinci mobilizadas para o Ensino de Geometria na Educação Básica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 392-405, 2020.2447-8504https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235199Martins, Jeová PereiraMendes, Iran Abreuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:08:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235199Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:08:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informações Históricas do Códice Atlântico de Leonardo Da Vinci mobilizadas para o Ensino de Geometria na Educação Básica |
title |
Informações Históricas do Códice Atlântico de Leonardo Da Vinci mobilizadas para o Ensino de Geometria na Educação Básica |
spellingShingle |
Informações Históricas do Códice Atlântico de Leonardo Da Vinci mobilizadas para o Ensino de Geometria na Educação Básica Martins, Jeová Pereira Leonardo da Vinci Informações Históricas Problematizações Geometria da Educação Básica |
title_short |
Informações Históricas do Códice Atlântico de Leonardo Da Vinci mobilizadas para o Ensino de Geometria na Educação Básica |
title_full |
Informações Históricas do Códice Atlântico de Leonardo Da Vinci mobilizadas para o Ensino de Geometria na Educação Básica |
title_fullStr |
Informações Históricas do Códice Atlântico de Leonardo Da Vinci mobilizadas para o Ensino de Geometria na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Informações Históricas do Códice Atlântico de Leonardo Da Vinci mobilizadas para o Ensino de Geometria na Educação Básica |
title_sort |
Informações Históricas do Códice Atlântico de Leonardo Da Vinci mobilizadas para o Ensino de Geometria na Educação Básica |
author |
Martins, Jeová Pereira |
author_facet |
Martins, Jeová Pereira Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Iran Abreu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Jeová Pereira Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leonardo da Vinci Informações Históricas Problematizações Geometria da Educação Básica |
topic |
Leonardo da Vinci Informações Históricas Problematizações Geometria da Educação Básica |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3458 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06 2022-05-28T20:08:59Z 2022-05-28T20:08:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, J. P. ; MENDES, I. A. . Informações Históricas do Códice Atlântico de Leonardo Da Vinci mobilizadas para o Ensino de Geometria na Educação Básica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 392-405, 2020. 2447-8504 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235199 |
identifier_str_mv |
MARTINS, J. P. ; MENDES, I. A. . Informações Históricas do Códice Atlântico de Leonardo Da Vinci mobilizadas para o Ensino de Geometria na Educação Básica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 392-405, 2020. 2447-8504 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BOCEHM - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
BOCEHM - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652351720914944 |