Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Denise Medina de Almeida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Villela, Lucia Maria Aversa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160920
Resumo: Disponível em:http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/279/2827
id UFSC_e6e4267d7f0aa54bfd721c768520af9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160920
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970).Estudo histórico-comparativoSaberes matemáticos elementaresEnsino primárioDisponível em:http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/279/2827“Notícias do Rio de Janeiro” era um título usado em sessões de vários periódicos que circulavam pelo Brasil e até mesmo no exterior. De forma geral, estas colunas divulgavam o que estava acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, que correspondia ao Município Neutro (de 1834 a 1891), ao Distrito Federal (de 1891 a 1960) e ao Estado da Guanabara (de 1960 a 1974). Nossos comentários, que serão tratados numa perspectiva cronológica, têm por objetivo apresentar resultados sobre os primeiros estudos acerca das ideias que foram veiculadas em legislações e programas elaborados entre 1890 a 1970, e prioritariamente voltavam-se à educação primária na cidade do Rio de Janeiro e diziam respeito aos ensinos de aritmética, desenho e geometria. Este estudo agrega-se aos esforços que vêm sendo desenvolvidos por vários estados brasileiros no desenvolvimento da pesquisa “A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970”, coordenada pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT), e que conta com a aprovação do CNPq.Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática2016-04-22T12:50:49Z2016-04-22T12:50:49Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANÇA, D.M.; VILLELA, L. M. A. . Notícias do rio de janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 155-177, 2015.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160920França, Denise Medina de AlmeidaVillela, Lucia Maria Aversaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-22T12:51:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160920Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-22T12:51:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970).
title Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970).
spellingShingle Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970).
França, Denise Medina de Almeida
Estudo histórico-comparativo
Saberes matemáticos elementares
Ensino primário
title_short Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970).
title_full Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970).
title_fullStr Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970).
title_full_unstemmed Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970).
title_sort Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970).
author França, Denise Medina de Almeida
author_facet França, Denise Medina de Almeida
Villela, Lucia Maria Aversa
author_role author
author2 Villela, Lucia Maria Aversa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Denise Medina de Almeida
Villela, Lucia Maria Aversa
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo histórico-comparativo
Saberes matemáticos elementares
Ensino primário
topic Estudo histórico-comparativo
Saberes matemáticos elementares
Ensino primário
description Disponível em:http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/279/2827
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-22T12:50:49Z
2016-04-22T12:50:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, D.M.; VILLELA, L. M. A. . Notícias do rio de janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 155-177, 2015.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160920
identifier_str_mv FRANÇA, D.M.; VILLELA, L. M. A. . Notícias do rio de janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário (1890- 1970). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 155-177, 2015.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652048489512960