Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, José Carlos Isoppo da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218734
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
id UFSC_ea2675e1765fbc566937aa266f5a425e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218734
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas OperacionaisSistemas OperacionaisSala de Aula invertidaArduinoFerramenta didática-pedagógicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoNeste trabalho é apresentada uma proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem dos componentes curriculares da disciplina de Sistemas Operacionais. A proposta metodológica apresentada é baseada no conceito de sala de aula invertida, uma metodologia de educação onde o aluno passa a ser o protagonista no processo de ensino-aprendizagem, com o uso da plataforma de prototipação de circuitos elétricos/eletrônicos Arduino. Esta foi escolhida por proporcionar um aprendizado de maneira lúdica e também por ser de fácil assimilação. No trabalho são descritos vários experimentos que cobrem diferentes tópicos do conteúdo da disciplina de Sistemas Operacionais, tais como: escalonamento de processos, interrupções, sincronização, tratamento de deadlocks e escalonamento de braço de disco. Visando avaliar a metodologia proposta, os experimentos foram apresentados aos alunos da disciplina de Sistemas Operacionais, onde eles puderam fazer modificações e observações com o uso da plataforma online Tinkercad. Após os experimentos os alunos foram convidados a fazerem uma avaliação sobre os experimentos. Com a metodologia proposta foi possível comprovar a viabilidade de utilizar novas técnicas de ensino, sobretudo em disciplinas que tenham conteúdo denso, como é o caso da disciplina de Sistemas Operacionais.This work presents a methodological proposal for teaching and learning the curricular components of the Operating Systems discipline. The methodological proposal presented is based on the concept of inverted classroom, an education methodology where the student becomes the protagonist in the teaching-learning process, using the Arduino electrical/electronic circuit prototyping platform. This was chosen because it provides learning in a playful way and also because it is easy to assimilate. In the work several experiments are described that cover different topics of the content of the discipline of Operating Systems, such as: process scheduling, interruptions, synchronization, deadlock handling and disk arm scheduling. In order to evaluate the proposed methodology, the experiments were presented to students of the Operating Systems discipline, where they were able to make modifications and observations using the Tinkercad online platform. After the experiments, the students were invited to make an evaluation about the experiments. With the proposed methodology, it was possible to prove the feasibility of using new teaching techniques, especially in disciplines that have a dense content, such as the Operating Systems discipline.Araranguá, SCPerez, Anderson Luiz FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, José Carlos Isoppo da2020-12-18T19:47:39Z2020-12-18T19:47:39Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis150application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218734info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-18T19:47:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218734Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-18T19:47:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais
title Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais
spellingShingle Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais
Cunha, José Carlos Isoppo da
Sistemas Operacionais
Sala de Aula invertida
Arduino
Ferramenta didática-pedagógica
title_short Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais
title_full Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais
title_fullStr Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais
title_full_unstemmed Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais
title_sort Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais
author Cunha, José Carlos Isoppo da
author_facet Cunha, José Carlos Isoppo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perez, Anderson Luiz Fernandes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, José Carlos Isoppo da
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas Operacionais
Sala de Aula invertida
Arduino
Ferramenta didática-pedagógica
topic Sistemas Operacionais
Sala de Aula invertida
Arduino
Ferramenta didática-pedagógica
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18T19:47:39Z
2020-12-18T19:47:39Z
2020-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218734
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652263133020160