Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218734 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
id |
UFSC_ea2675e1765fbc566937aa266f5a425e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218734 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas OperacionaisSistemas OperacionaisSala de Aula invertidaArduinoFerramenta didática-pedagógicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoNeste trabalho é apresentada uma proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem dos componentes curriculares da disciplina de Sistemas Operacionais. A proposta metodológica apresentada é baseada no conceito de sala de aula invertida, uma metodologia de educação onde o aluno passa a ser o protagonista no processo de ensino-aprendizagem, com o uso da plataforma de prototipação de circuitos elétricos/eletrônicos Arduino. Esta foi escolhida por proporcionar um aprendizado de maneira lúdica e também por ser de fácil assimilação. No trabalho são descritos vários experimentos que cobrem diferentes tópicos do conteúdo da disciplina de Sistemas Operacionais, tais como: escalonamento de processos, interrupções, sincronização, tratamento de deadlocks e escalonamento de braço de disco. Visando avaliar a metodologia proposta, os experimentos foram apresentados aos alunos da disciplina de Sistemas Operacionais, onde eles puderam fazer modificações e observações com o uso da plataforma online Tinkercad. Após os experimentos os alunos foram convidados a fazerem uma avaliação sobre os experimentos. Com a metodologia proposta foi possível comprovar a viabilidade de utilizar novas técnicas de ensino, sobretudo em disciplinas que tenham conteúdo denso, como é o caso da disciplina de Sistemas Operacionais.This work presents a methodological proposal for teaching and learning the curricular components of the Operating Systems discipline. The methodological proposal presented is based on the concept of inverted classroom, an education methodology where the student becomes the protagonist in the teaching-learning process, using the Arduino electrical/electronic circuit prototyping platform. This was chosen because it provides learning in a playful way and also because it is easy to assimilate. In the work several experiments are described that cover different topics of the content of the discipline of Operating Systems, such as: process scheduling, interruptions, synchronization, deadlock handling and disk arm scheduling. In order to evaluate the proposed methodology, the experiments were presented to students of the Operating Systems discipline, where they were able to make modifications and observations using the Tinkercad online platform. After the experiments, the students were invited to make an evaluation about the experiments. With the proposed methodology, it was possible to prove the feasibility of using new teaching techniques, especially in disciplines that have a dense content, such as the Operating Systems discipline.Araranguá, SCPerez, Anderson Luiz FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, José Carlos Isoppo da2020-12-18T19:47:39Z2020-12-18T19:47:39Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis150application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218734info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-18T19:47:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218734Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-18T19:47:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais |
title |
Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais |
spellingShingle |
Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais Cunha, José Carlos Isoppo da Sistemas Operacionais Sala de Aula invertida Arduino Ferramenta didática-pedagógica |
title_short |
Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais |
title_full |
Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais |
title_fullStr |
Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais |
title_full_unstemmed |
Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais |
title_sort |
Avaliação do uso da plataforma Arduino como ferramenta didática-pedagógica na disciplina de Sistemas Operacionais |
author |
Cunha, José Carlos Isoppo da |
author_facet |
Cunha, José Carlos Isoppo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Perez, Anderson Luiz Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, José Carlos Isoppo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas Operacionais Sala de Aula invertida Arduino Ferramenta didática-pedagógica |
topic |
Sistemas Operacionais Sala de Aula invertida Arduino Ferramenta didática-pedagógica |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18T19:47:39Z 2020-12-18T19:47:39Z 2020-12-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218734 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
150 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652263133020160 |