princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio Filho, José Francisco
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83172
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_ec73e33f4d1c8eba59cacac0f8dfd42a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83172
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médioEducaçãoCiencias (Segundo grau)Estudo e ensinoModelos e construção de modelosHeuristicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A temática dos modelos é, atualmente, uma das mais trabalhadas na área de pesquisa em ensino de ciências. Na ciência existe uma relação muito importante entre construções teóricas em geral, modelos em particular, e princípios. Diversos trabalhos espistemológicos e históricos permitem avaliar o funcionamento dos princípios como guias heurísticos genéricos na produção científica. Esta pesquisa visa investigar o papel do Princípio de Conservação de Energia (PCE) na construção de modelos por estudantes do Ensino Médio. Estudantes da terceira série do ensino médio foram submetidos à entrevistas clínicas semi-estruturadas, mediante um protocolo contendo duas situações externas ao contexto escolar. As respostas e suas justificativas foram analisadas e categorizadas em seis grupos: energia, impulso, cinemática, pseudo força, simetrias e analogias. De maneira geral, em situações um pouco diferenciadas daquelas usualmente tratadas na disciplina de Física, os estudantes utilizam toda sorte de esquemas intuitivos. O resultado mais surpreendente nesta pesquisa, foi a falta de menção explícita ou implícita ao PCE. Além disto, os modelos inferidos a partir das respostas dos estudantes mostraram-se extremamente instáveis e mutantes. Como implicação didático-pedagógica, avançamos a idéia que os princípios deveriam desempenhar papel heurístico na construção de modelos na escola, como forma de minimizar a instabilidade dos modelos.Florianópolis, SCOliveira, Maurício Pietrocola Pinto deUniversidade Federal de Santa CatarinaCustódio Filho, José Francisco2012-10-19T21:34:30Z2012-10-19T21:34:30Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f.| il.application/pdf184425http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83172porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:59:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83172Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:59:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio
title princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio
spellingShingle princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio
Custódio Filho, José Francisco
Educação
Ciencias (Segundo grau)
Estudo e ensino
Modelos e construção de modelos
Heuristica
title_short princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio
title_full princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio
title_fullStr princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio
title_sort princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio
author Custódio Filho, José Francisco
author_facet Custódio Filho, José Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio Filho, José Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ciencias (Segundo grau)
Estudo e ensino
Modelos e construção de modelos
Heuristica
topic Educação
Ciencias (Segundo grau)
Estudo e ensino
Modelos e construção de modelos
Heuristica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T21:34:30Z
2012-10-19T21:34:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 184425
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83172
identifier_str_mv 184425
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652395057512448