princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83172 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médioEducaçãoCiencias (Segundo grau)Estudo e ensinoModelos e construção de modelosHeuristicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A temática dos modelos é, atualmente, uma das mais trabalhadas na área de pesquisa em ensino de ciências. Na ciência existe uma relação muito importante entre construções teóricas em geral, modelos em particular, e princípios. Diversos trabalhos espistemológicos e históricos permitem avaliar o funcionamento dos princípios como guias heurísticos genéricos na produção científica. Esta pesquisa visa investigar o papel do Princípio de Conservação de Energia (PCE) na construção de modelos por estudantes do Ensino Médio. Estudantes da terceira série do ensino médio foram submetidos à entrevistas clínicas semi-estruturadas, mediante um protocolo contendo duas situações externas ao contexto escolar. As respostas e suas justificativas foram analisadas e categorizadas em seis grupos: energia, impulso, cinemática, pseudo força, simetrias e analogias. De maneira geral, em situações um pouco diferenciadas daquelas usualmente tratadas na disciplina de Física, os estudantes utilizam toda sorte de esquemas intuitivos. O resultado mais surpreendente nesta pesquisa, foi a falta de menção explícita ou implícita ao PCE. Além disto, os modelos inferidos a partir das respostas dos estudantes mostraram-se extremamente instáveis e mutantes. Como implicação didático-pedagógica, avançamos a idéia que os princípios deveriam desempenhar papel heurístico na construção de modelos na escola, como forma de minimizar a instabilidade dos modelos.Florianópolis, SCOliveira, Maurício Pietrocola Pinto deUniversidade Federal de Santa CatarinaCustódio Filho, José Francisco2012-10-19T21:34:30Z2012-10-19T21:34:30Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f.| il.application/pdf184425http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83172porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:59:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83172Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:59:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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