A precoce escolarização na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prudêncio, Patrícia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130517
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_f0cc41b61b24bb5a9d665b4b941ce120
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130517
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A precoce escolarização na educação infantil.Educação infantilprecoce escolarizaçãoprática pedagógicacriançaTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este artigo é requisito para conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil e teve como ponto de partida o Projeto de Observação Pedagógica denominado: “A Precoce Escolarização na Educação Infantil”. O trabalho foi desenvolvido em uma escola que atende crianças da idade pré-escolar até o nono ano do ensino fundamental. São pontuadas e analisadas as interações estabelecidas entre as crianças de quatro a cinco anos e o contexto escolar, tendo em vista apresentar e caracterizar a possível existência de práticas pedagógicas com enfoque escolarizante, de iniciação ao ensino fundamental. Foram elencados os elementos que caracterizam o trabalho da professora, a reação das crianças diante do desenvolvimento das atividades propostas e os materiais didáticos utilizados durante as aulas. A reflexão e análise dos elementos deram-se a partir de referenciais estudados no Curso de Especialização, especialmente na concepção histórico – cultural de educação, fundamentada na teoria de Vygotsky. Com base em alguns autores que discutem a educação infantil e a questão da precoce escolarização, puderam ser apontados indícios de que a escola de educação infantil por vezes acaba se apropriando de fazeres e práticas escolarizantes condizentes com o modelo tradicional do ensino fundamental. Esta condição torna frágil o tempo da criança viver sua infância e, também, reduz a importância devida do espaço da educação infantil, como sendo um ambiente rico de possibilidades, capaz de conciliar o educar e o cuidar, sem cair no extremo do assistencialismo ou do avanço de etapas.Florianópolis, SCCarlesso, DarianeUniversidade Federal de Santa CatarinaPrudêncio, Patrícia2015-03-12T12:34:37Z2015-03-12T12:34:37Z2012-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis27 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130517porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-12T12:34:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130517Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-12T12:34:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A precoce escolarização na educação infantil.
title A precoce escolarização na educação infantil.
spellingShingle A precoce escolarização na educação infantil.
Prudêncio, Patrícia
Educação infantil
precoce escolarização
prática pedagógica
criança
title_short A precoce escolarização na educação infantil.
title_full A precoce escolarização na educação infantil.
title_fullStr A precoce escolarização na educação infantil.
title_full_unstemmed A precoce escolarização na educação infantil.
title_sort A precoce escolarização na educação infantil.
author Prudêncio, Patrícia
author_facet Prudêncio, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlesso, Dariane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Prudêncio, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
precoce escolarização
prática pedagógica
criança
topic Educação infantil
precoce escolarização
prática pedagógica
criança
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-19
2015-03-12T12:34:37Z
2015-03-12T12:34:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130517
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652109807091712