O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, SARAH YASMINNI DOS
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: OLIVEIRA, ALEXANDRE GUILHERME LENZI DE, COSTA, ALEXANDRE MARINO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181144
Resumo: Diante da acirrada concorrência no mercado de trabalho, cresce sobre os estudantes a pressão de conseguirem uma boa colocação no mercado. A universidade pode auxiliar nessa transição – não sendo apenas este o seu papel – e estimular atividades extraclasse, por meio das quais os alunos passem a elaborar seus projetos de carreira, adquirir conhecimentos e desempenhar capacidades. É importante que o indivíduo tenha alto nível de autoeficácia: acreditar possuir as capacidades necessárias para desempenhar determinada atividade. Este nível pode ser trabalhado conforme as experiências positivas das próprias pessoas ou de pessoas-modelo, quais o indivíduo se identifica. Essas experiências podem ser vivenciadas no estágio, que é considerada uma das principais atividades extraclasse. E estágio traz inúmeros benefícios a todas as três partes envolvidas: estudante, universidade e concedente. Cursos das áreas humanas apresentam alto índice de estágio, enquanto cursos das áreas exatas apresentam maiores médias das bolsas.
id UFSC_f4438ee0ca4c1e7f4094705f0de63f68
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181144
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONALtransição universidade-mercadoautoeficáciaatividades extraclasseestágioDiante da acirrada concorrência no mercado de trabalho, cresce sobre os estudantes a pressão de conseguirem uma boa colocação no mercado. A universidade pode auxiliar nessa transição – não sendo apenas este o seu papel – e estimular atividades extraclasse, por meio das quais os alunos passem a elaborar seus projetos de carreira, adquirir conhecimentos e desempenhar capacidades. É importante que o indivíduo tenha alto nível de autoeficácia: acreditar possuir as capacidades necessárias para desempenhar determinada atividade. Este nível pode ser trabalhado conforme as experiências positivas das próprias pessoas ou de pessoas-modelo, quais o indivíduo se identifica. Essas experiências podem ser vivenciadas no estágio, que é considerada uma das principais atividades extraclasse. E estágio traz inúmeros benefícios a todas as três partes envolvidas: estudante, universidade e concedente. Cursos das áreas humanas apresentam alto índice de estágio, enquanto cursos das áreas exatas apresentam maiores médias das bolsas.2017-11-17T18:23:45Z2017-11-17T18:23:45Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181144SANTOS, SARAH YASMINNI DOSOLIVEIRA, ALEXANDRE GUILHERME LENZI DECOSTA, ALEXANDRE MARINOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:23:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181144Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:23:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
title O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
spellingShingle O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
SANTOS, SARAH YASMINNI DOS
transição universidade-mercado
autoeficácia
atividades extraclasse
estágio
title_short O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
title_full O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
title_fullStr O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
title_sort O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
author SANTOS, SARAH YASMINNI DOS
author_facet SANTOS, SARAH YASMINNI DOS
OLIVEIRA, ALEXANDRE GUILHERME LENZI DE
COSTA, ALEXANDRE MARINO
author_role author
author2 OLIVEIRA, ALEXANDRE GUILHERME LENZI DE
COSTA, ALEXANDRE MARINO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, SARAH YASMINNI DOS
OLIVEIRA, ALEXANDRE GUILHERME LENZI DE
COSTA, ALEXANDRE MARINO
dc.subject.por.fl_str_mv transição universidade-mercado
autoeficácia
atividades extraclasse
estágio
topic transição universidade-mercado
autoeficácia
atividades extraclasse
estágio
description Diante da acirrada concorrência no mercado de trabalho, cresce sobre os estudantes a pressão de conseguirem uma boa colocação no mercado. A universidade pode auxiliar nessa transição – não sendo apenas este o seu papel – e estimular atividades extraclasse, por meio das quais os alunos passem a elaborar seus projetos de carreira, adquirir conhecimentos e desempenhar capacidades. É importante que o indivíduo tenha alto nível de autoeficácia: acreditar possuir as capacidades necessárias para desempenhar determinada atividade. Este nível pode ser trabalhado conforme as experiências positivas das próprias pessoas ou de pessoas-modelo, quais o indivíduo se identifica. Essas experiências podem ser vivenciadas no estágio, que é considerada uma das principais atividades extraclasse. E estágio traz inúmeros benefícios a todas as três partes envolvidas: estudante, universidade e concedente. Cursos das áreas humanas apresentam alto índice de estágio, enquanto cursos das áreas exatas apresentam maiores médias das bolsas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:23:45Z
2017-11-17T18:23:45Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181144
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651966859968512