O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181144 |
Resumo: | Diante da acirrada concorrência no mercado de trabalho, cresce sobre os estudantes a pressão de conseguirem uma boa colocação no mercado. A universidade pode auxiliar nessa transição – não sendo apenas este o seu papel – e estimular atividades extraclasse, por meio das quais os alunos passem a elaborar seus projetos de carreira, adquirir conhecimentos e desempenhar capacidades. É importante que o indivíduo tenha alto nível de autoeficácia: acreditar possuir as capacidades necessárias para desempenhar determinada atividade. Este nível pode ser trabalhado conforme as experiências positivas das próprias pessoas ou de pessoas-modelo, quais o indivíduo se identifica. Essas experiências podem ser vivenciadas no estágio, que é considerada uma das principais atividades extraclasse. E estágio traz inúmeros benefícios a todas as três partes envolvidas: estudante, universidade e concedente. Cursos das áreas humanas apresentam alto índice de estágio, enquanto cursos das áreas exatas apresentam maiores médias das bolsas. |
id |
UFSC_f4438ee0ca4c1e7f4094705f0de63f68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181144 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONALtransição universidade-mercadoautoeficáciaatividades extraclasseestágioDiante da acirrada concorrência no mercado de trabalho, cresce sobre os estudantes a pressão de conseguirem uma boa colocação no mercado. A universidade pode auxiliar nessa transição – não sendo apenas este o seu papel – e estimular atividades extraclasse, por meio das quais os alunos passem a elaborar seus projetos de carreira, adquirir conhecimentos e desempenhar capacidades. É importante que o indivíduo tenha alto nível de autoeficácia: acreditar possuir as capacidades necessárias para desempenhar determinada atividade. Este nível pode ser trabalhado conforme as experiências positivas das próprias pessoas ou de pessoas-modelo, quais o indivíduo se identifica. Essas experiências podem ser vivenciadas no estágio, que é considerada uma das principais atividades extraclasse. E estágio traz inúmeros benefícios a todas as três partes envolvidas: estudante, universidade e concedente. Cursos das áreas humanas apresentam alto índice de estágio, enquanto cursos das áreas exatas apresentam maiores médias das bolsas.2017-11-17T18:23:45Z2017-11-17T18:23:45Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181144SANTOS, SARAH YASMINNI DOSOLIVEIRA, ALEXANDRE GUILHERME LENZI DECOSTA, ALEXANDRE MARINOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:23:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181144Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:23:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
title |
O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL SANTOS, SARAH YASMINNI DOS transição universidade-mercado autoeficácia atividades extraclasse estágio |
title_short |
O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full |
O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
title_sort |
O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
author |
SANTOS, SARAH YASMINNI DOS |
author_facet |
SANTOS, SARAH YASMINNI DOS OLIVEIRA, ALEXANDRE GUILHERME LENZI DE COSTA, ALEXANDRE MARINO |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, ALEXANDRE GUILHERME LENZI DE COSTA, ALEXANDRE MARINO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, SARAH YASMINNI DOS OLIVEIRA, ALEXANDRE GUILHERME LENZI DE COSTA, ALEXANDRE MARINO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transição universidade-mercado autoeficácia atividades extraclasse estágio |
topic |
transição universidade-mercado autoeficácia atividades extraclasse estágio |
description |
Diante da acirrada concorrência no mercado de trabalho, cresce sobre os estudantes a pressão de conseguirem uma boa colocação no mercado. A universidade pode auxiliar nessa transição – não sendo apenas este o seu papel – e estimular atividades extraclasse, por meio das quais os alunos passem a elaborar seus projetos de carreira, adquirir conhecimentos e desempenhar capacidades. É importante que o indivíduo tenha alto nível de autoeficácia: acreditar possuir as capacidades necessárias para desempenhar determinada atividade. Este nível pode ser trabalhado conforme as experiências positivas das próprias pessoas ou de pessoas-modelo, quais o indivíduo se identifica. Essas experiências podem ser vivenciadas no estágio, que é considerada uma das principais atividades extraclasse. E estágio traz inúmeros benefícios a todas as três partes envolvidas: estudante, universidade e concedente. Cursos das áreas humanas apresentam alto índice de estágio, enquanto cursos das áreas exatas apresentam maiores médias das bolsas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T18:23:45Z 2017-11-17T18:23:45Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181144 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651966859968512 |