A relação entre evasão e empregabilidade mediada pelo desenvolvimento de competências: um estudo de caso sobre o curso de filosofia/UFMS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Junior, Oséias Freitas de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236353
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2022.
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spelling A relação entre evasão e empregabilidade mediada pelo desenvolvimento de competências: um estudo de caso sobre o curso de filosofia/UFMSUniversidades e faculdadesEvasão universitáriaCompetências essenciaisFilosofiaMercado de trabalhoFilósofosEmpregabilidadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2022.A busca por um curso de graduação é uma das maneiras que o indivíduo se utiliza para alcançar maior grau de aceitação social, assim à medida que aumenta sua dimensão de domínio de competências, passa a ter maior inserção na sociedade e maior prestígio, entretanto é grande o número daqueles que iniciam e não concluem tal curso. O curso de filosofia da UFMS, apresenta um alto índice de evasão em comparação com a média nacional para os mesmos cursos, sendo assim, é relevante verificar em que medida os fatores que influenciam a evasão do curso deste estão relacionados com a formação e com as competências desenvolvidas. Sendo esse o objetivo da pesquisa, para alcançar tal, ele foi desdobrado em outros cinco objetivos específicos, a saber: a) analisar o PPC, as DCN?s e os demais documentos que elenquem as competências que o curso se propõe a desenvolver no licenciado em Filosofia; b) identificar e descrever quais competências estão sendo requeridas pelo mercado na perspectiva dos egressos e as condições de empregabilidade após a conclusão do curso; c) conhecer a percepção dos professores e do coordenador de curso sobre as competências desenvolvidas; d) identificar os fatores que influenciam os índices de evasão do curso de Filosofia da UFMS; e) Propor ações de aprimoramento no curso de Filosofia/UFMS e propor um modelo de acompanhamento do processo formativo. Quanto a metodologia, a pesquisa que se apresenta é aplicada, de lógica abdutiva, e abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. Trata-se de um estudo de caso, cujo horizonte de tempo foi longitudinal. Este trabalho também apresenta características de pesquisa bibliográfica, survey e documental. Sendo assim, para a coleta de dados foram utilizadas análise bibliográfica, análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. Foram aplicadas 11 entrevistas e 304 questionários com os sujeitos da pesquisa. A análise dos dados ocorreu por meio da triangulação. Entre os resultados obtidos pela pesquisa, destacam-se a necessidade de adequação do PPC, seja conceitualmente seja formalmente, às necessidades de um curso de licenciatura noturno; as competências ligadas ao núcleo central do curso são plenamente desenvolvidas, já as ligadas ao ensino são percebidas pelos egressos como deficitárias, o que demonstra ênfase nas disciplinas de pesquisa; o principal fator que motiva a evasão apontada pelos desistentes é a conciliação entre trabalho e estudo, aliado a um choque ao entrar em contato com a realidade acadêmica; por fim, foi feita a proposição de um modelo de coleta de dados no curso, e algumas recomendações para a melhora dos problemas identificados na pesquisa, tanto em âmbito do curso quanto da administração central.Abstract: The search for an undergraduate course is one of the ways that the individual uses to achieve a greater degree of social acceptance, so as the dimension of mastery of competences increases, he/she starts to have greater insertion in society and greater prestige. The philosophy course at UFMS has a high dropout rate compared to the national average for the same courses, so it is relevant to verify to what extent the factors that influence the dropout rate of this course are related to training and the developed skills. This being the objective of the research, to achieve this, it was divided into five other specific objectives, namely: a) to analyze the PPC, the DCN's and other documents that list the skills that the course proposes to develop in the degree in Philosophy ; b) identify and describe which skills are being required by the market from the perspective of graduates and employability conditions after completion of the course; c) to know the perception of teachers and the course coordinator about the competences developed; d) identify the factors that influence the dropout rates of the Philosophy course at UFMS; e) Propose improvement actions in the Philosophy/UFMS course and propose a model for monitoring the training process. As for the methodology, the research presented is applied, of abductive logic, and both qualitative and quantitative approach. This is a case study, whose time horizon was longitudinal. This work also presents characteristics of bibliographic, survey and documental research. Therefore, for data collection, bibliographic analysis, document analysis, questionnaires and semi-structured interviews were used. Eleven interviews and 304 questionnaires were applied to the research subjects. Data analysis took place through triangulation. Among the results obtained by the research, we highlight the need to adapt the PPC, either conceptually or formally, to the needs of a night teaching degree course; competences linked to the core of the course are fully developed, while those linked to teaching are perceived by graduates as deficient, which demonstrates an emphasis on research subjects; the main factor that motivates the dropout pointed out by the dropouts is the conciliation between work and study, combined with a shock when coming into contact with the academic reality; Finally, a proposal was made for a data collection model in the course, and some recommendations for improving the problems identified in the research, both within the course and in the central administration.Dalmau, Marcos Baptista LopezUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira Junior, Oséias Freitas de2022-07-14T23:17:03Z2022-07-14T23:17:03Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis209 p.| il., gráfs.application/pdf377321https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236353porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-14T23:17:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236353Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-14T23:17:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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