Estudantes negras cotistas: um enfoque feminista negro decolonial sobre gênero e raça no ensino superior brasileiro
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191683 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Florianópolis, 2018. |
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Estudantes negras cotistas: um enfoque feminista negro decolonial sobre gênero e raça no ensino superior brasileiroCiências sociaisProgramas de ação afirmativaRelações de gêneroFeminismoCotas universitáriasNegrasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Florianópolis, 2018.Esta tese é resultado de uma pesquisa comparativa envolvendo as mulheres negras dos cursos de direito e engenharia, ambos extremamente concorridos, contrapondo com as estudantes dos cursos de enfermagem e serviço social, entendidos aqui como menos prestigiados . O trabalho tem como objetivo central analisar as condições de acesso e permanência dessas mulheres negras, que ingressaram no ensino superior através da Política de Cotas, com recorte racial, em duas universidades brasileiras: a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir de uma abordagem interdisciplinar, feminista negra e decolonial. Os dados ora apresentados foram obtidos através de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas, com vinte e cinco alunas dos cursos acima citados e das instituições já mencionadas. Percebemos que estas mulheres enfrentam muitos obstáculos para ocupar o espaço acadêmico, mas nem por isso abrem mão desse direito e acabam encontrando, simultaneamente, formas de adaptação e de resistência, sem perderem de vista a importância da sua presença nas universidades públicas, como uma conquista individual e coletiva, e um grande diferencial em suas trajetórias.Abstract : This thesis is the result of a comparative research involving the black women of the law and engineering courses, both extremely competed, contrasting with the students of the courses of nursing and social service, understood here as "less prestigious". The main objective of this study is to analyze the conditions of access and permanence of these black women, who entered higher education through the quota policy, with a racial cut, in two Brazilian universities: the Federal University of Bahia (UFBA) and the Federal University of Santa Catarina (UFSC), from an interdisciplinary, black feminism and decolonial approach. The data presented here were obtained through bibliographical and documentary research, in addition to semi-structured interviews, with twenty-five students from the courses mentioned above and from the institutions already mentioned. We realize that these women face many obstacles to occupy the academic space, but they do not give up this right and find, simultaneously, forms of adaptation and resistance, without losing sight of the importance of their presence in public universities, as an achievement individual and collective, and a great differential in their trajectories.Minella, Luzinete SimõesPassos, Joana Celia dosUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Eveline Pena da2018-11-30T03:06:03Z2018-11-30T03:06:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis216 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf355436https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191683porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T03:06:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191683Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-30T03:06:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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