As potencialidades das TDIC no ensino de cinética química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168989 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_f7994aa9b671c1db437eafffa6e674b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168989 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As potencialidades das TDIC no ensino de cinética químicaCultura DigitalTDICObjetos Virtuais de AprendizagemCinética QuímicaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O presente estudo visa apresentar um aporte teórico e a descrição de algumas experiências feitas sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Básica, mais notadamente no ensino de química. Ocupa-se primeiramente em tematizar o uso das tecnologias digitais, denominadas de Objetos Virtuais da Aprendizagem (OVA), procurando apontar as vantagens e desvantagens do uso dos mesmos, a situação da virtualidade digital no cenário educacional brasileiro e seu emprego como técnica e recurso pedagógico. Aponta também as diferenças existentes entre os profissionais professores e seus estudantes quando se trata de domínio da tecnologia. Os primeiros, em média com trinta anos ou mais, têm uma cultura analógica e os segundos, por já terem nascido dentro de uma cultura digital, têm grande familiaridade com as mídias. Aponta-se que as mídias, são uma cultura nova diante da qual não há escapatória. Mas a tecnologia, de per si, não resolve o problema do saber. Ensinar ainda é uma exigência. E aprender também. O estudo aponta também as possibilidades de ensino e aprendizagem diante das OVA em uma época em que o professor deixou de ser o centro da difusão do saber e tornou-se um mediador do conhecimento. O emprego prático do que as OVA proporcionam aparece transposto nas aulas práticas mediadas pela autora deste estudo.Florianópolis, SCDias, Érica Dayane SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaHänsch, Mirian Quandt2016-10-05T23:59:26Z2016-10-05T23:59:26Z2016-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168989porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-05T23:59:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168989Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-05T23:59:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As potencialidades das TDIC no ensino de cinética química |
title |
As potencialidades das TDIC no ensino de cinética química |
spellingShingle |
As potencialidades das TDIC no ensino de cinética química Hänsch, Mirian Quandt Cultura Digital TDIC Objetos Virtuais de Aprendizagem Cinética Química |
title_short |
As potencialidades das TDIC no ensino de cinética química |
title_full |
As potencialidades das TDIC no ensino de cinética química |
title_fullStr |
As potencialidades das TDIC no ensino de cinética química |
title_full_unstemmed |
As potencialidades das TDIC no ensino de cinética química |
title_sort |
As potencialidades das TDIC no ensino de cinética química |
author |
Hänsch, Mirian Quandt |
author_facet |
Hänsch, Mirian Quandt |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Érica Dayane Souza Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hänsch, Mirian Quandt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Digital TDIC Objetos Virtuais de Aprendizagem Cinética Química |
topic |
Cultura Digital TDIC Objetos Virtuais de Aprendizagem Cinética Química |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-05T23:59:26Z 2016-10-05T23:59:26Z 2016-10-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168989 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
65 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652202857725952 |