Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube: um estudo relacionado à percepção dos torcedores em relação a marcas patrocinadoras do time rival
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166404 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
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Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube: um estudo relacionado à percepção dos torcedores em relação a marcas patrocinadoras do time rivalMarketing. Patrocínio. Atitude da marca. Reputação da marca. Intenção de compra.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O marketing vem se tornando uma ferramenta muito importante para posicionamento no mercado e, através do esporte, as empresas estão promovendo seus produtos e/ou serviços aos consumidores por meio do patrocínio. Esse estudo buscou analisar a percepção dos torcedores do Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube em relação às marcas patrocinadoras do clube rival através das variáveis atitude, reputação e intenção de compra. Essa pesquisa exploratória e conclusiva com análise da amostra de 224 torcedores auxiliou na exploração do tema apresentando que a atitude, reputação e intenção de compra em relação às marcas não são afetadas perante os torcedores desses dois clubes. Esse resultado pode contribuir para incentivo às marcas de patrocinar esses dois clubes catarinenses, visto que o risco de perda de consumidores em virtude da rivalidade do futebol de Santa Catarina é pequeno.Marketing has become a very important tool for market positioning, and throught sports, companies are promoting their products and/or services to consumers throught sponsorship. This study sought to analyze the perception of Avai Futebol Clube and Figueirense Futebol Clube supporters, in relation to the sponsoring brands of rival club throught the variables brand attitude, brand reputation and purchase intent. This exploratory and conclusive research with analysis of the sample of 224 supporters helped to show that attitude, equity and purchase intent in relation to brands are not affected in the vision of the supporters of the two clubs. This result can contribute to encouraging brands to sponsor these two clubs of Santa Catarina state, since the risk of losing customers of Santa Catarina is not a problem.Florianópolis, SCPetroll, Martin de La MartinièreUniversidade Federal de Santa CatarinaFreitas, Fábio Curi deSouza, Joana Sens de2016-08-12T13:07:21Z2016-08-12T13:07:21Z2016-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166404porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-12T13:07:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166404Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-12T13:07:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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