Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube: um estudo relacionado à percepção dos torcedores em relação a marcas patrocinadoras do time rival

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Fábio Curi de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Joana Sens de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166404
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_fba3c12845f6a818332b6f1d3efd17db
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/166404
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube: um estudo relacionado à percepção dos torcedores em relação a marcas patrocinadoras do time rivalMarketing. Patrocínio. Atitude da marca. Reputação da marca. Intenção de compra.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O marketing vem se tornando uma ferramenta muito importante para posicionamento no mercado e, através do esporte, as empresas estão promovendo seus produtos e/ou serviços aos consumidores por meio do patrocínio. Esse estudo buscou analisar a percepção dos torcedores do Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube em relação às marcas patrocinadoras do clube rival através das variáveis atitude, reputação e intenção de compra. Essa pesquisa exploratória e conclusiva com análise da amostra de 224 torcedores auxiliou na exploração do tema apresentando que a atitude, reputação e intenção de compra em relação às marcas não são afetadas perante os torcedores desses dois clubes. Esse resultado pode contribuir para incentivo às marcas de patrocinar esses dois clubes catarinenses, visto que o risco de perda de consumidores em virtude da rivalidade do futebol de Santa Catarina é pequeno.Marketing has become a very important tool for market positioning, and throught sports, companies are promoting their products and/or services to consumers throught sponsorship. This study sought to analyze the perception of Avai Futebol Clube and Figueirense Futebol Clube supporters, in relation to the sponsoring brands of rival club throught the variables brand attitude, brand reputation and purchase intent. This exploratory and conclusive research with analysis of the sample of 224 supporters helped to show that attitude, equity and purchase intent in relation to brands are not affected in the vision of the supporters of the two clubs. This result can contribute to encouraging brands to sponsor these two clubs of Santa Catarina state, since the risk of losing customers of Santa Catarina is not a problem.Florianópolis, SCPetroll, Martin de La MartinièreUniversidade Federal de Santa CatarinaFreitas, Fábio Curi deSouza, Joana Sens de2016-08-12T13:07:21Z2016-08-12T13:07:21Z2016-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166404porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-12T13:07:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166404Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-12T13:07:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube: um estudo relacionado à percepção dos torcedores em relação a marcas patrocinadoras do time rival
title Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube: um estudo relacionado à percepção dos torcedores em relação a marcas patrocinadoras do time rival
spellingShingle Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube: um estudo relacionado à percepção dos torcedores em relação a marcas patrocinadoras do time rival
Freitas, Fábio Curi de
Marketing. Patrocínio. Atitude da marca. Reputação da marca. Intenção de compra.
title_short Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube: um estudo relacionado à percepção dos torcedores em relação a marcas patrocinadoras do time rival
title_full Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube: um estudo relacionado à percepção dos torcedores em relação a marcas patrocinadoras do time rival
title_fullStr Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube: um estudo relacionado à percepção dos torcedores em relação a marcas patrocinadoras do time rival
title_full_unstemmed Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube: um estudo relacionado à percepção dos torcedores em relação a marcas patrocinadoras do time rival
title_sort Avai Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube: um estudo relacionado à percepção dos torcedores em relação a marcas patrocinadoras do time rival
author Freitas, Fábio Curi de
author_facet Freitas, Fábio Curi de
Souza, Joana Sens de
author_role author
author2 Souza, Joana Sens de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petroll, Martin de La Martinière
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Fábio Curi de
Souza, Joana Sens de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing. Patrocínio. Atitude da marca. Reputação da marca. Intenção de compra.
topic Marketing. Patrocínio. Atitude da marca. Reputação da marca. Intenção de compra.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-12T13:07:21Z
2016-08-12T13:07:21Z
2016-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166404
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651985759502336