“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Luiza Nunes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Azerêdo, Sandra Maria da Mata, Campos, Sara de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2876
Resumo: O presente artigo busca fazer uma análise da campanha publicitária da Bombril, lançada em março de 2011, pensando, não em seus aspectos técnicos específicos ao campo da publicidade e propaganda, mas no discurso que ela veicula. Entendendo a publicidade como importante ferramenta das ideologias capitalistas, mas também como formadora de sujeitos e valores, buscamos discutir a constituição das mulheres na sociedade contemporânea pensando na forma como essa ferramenta de comunicação contribui para essa constituição. O trabalho sustenta-se nas teorizações de gênero e identidade, tendo como principais referências as produções de Judith Butler, Joan Scott, Laura Corrêa, Antônio Ciampa e Tomaz Tadeu da Silva.
id UFSM-10_2b89a28d9ddfab84294bd6631d76f58a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2876
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling “MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADEMulherPublicidadeGêneroIdentidadeBombrilO presente artigo busca fazer uma análise da campanha publicitária da Bombril, lançada em março de 2011, pensando, não em seus aspectos técnicos específicos ao campo da publicidade e propaganda, mas no discurso que ela veicula. Entendendo a publicidade como importante ferramenta das ideologias capitalistas, mas também como formadora de sujeitos e valores, buscamos discutir a constituição das mulheres na sociedade contemporânea pensando na forma como essa ferramenta de comunicação contribui para essa constituição. O trabalho sustenta-se nas teorizações de gênero e identidade, tendo como principais referências as produções de Judith Butler, Joan Scott, Laura Corrêa, Antônio Ciampa e Tomaz Tadeu da Silva.Universidade Federal de Santa Maria2012-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2876Revista Sociais e Humanas; v. 24 n. 2 (2011); 192-1972317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2876/2864Abreu, Ana Luiza NunesAzerêdo, Sandra Maria da MataCampos, Sara de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:15:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2876Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:15:23Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv “MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE
title “MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE
spellingShingle “MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE
Abreu, Ana Luiza Nunes
Mulher
Publicidade
Gênero
Identidade
Bombril
title_short “MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE
title_full “MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE
title_fullStr “MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE
title_full_unstemmed “MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE
title_sort “MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE
author Abreu, Ana Luiza Nunes
author_facet Abreu, Ana Luiza Nunes
Azerêdo, Sandra Maria da Mata
Campos, Sara de Souza
author_role author
author2 Azerêdo, Sandra Maria da Mata
Campos, Sara de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Ana Luiza Nunes
Azerêdo, Sandra Maria da Mata
Campos, Sara de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Publicidade
Gênero
Identidade
Bombril
topic Mulher
Publicidade
Gênero
Identidade
Bombril
description O presente artigo busca fazer uma análise da campanha publicitária da Bombril, lançada em março de 2011, pensando, não em seus aspectos técnicos específicos ao campo da publicidade e propaganda, mas no discurso que ela veicula. Entendendo a publicidade como importante ferramenta das ideologias capitalistas, mas também como formadora de sujeitos e valores, buscamos discutir a constituição das mulheres na sociedade contemporânea pensando na forma como essa ferramenta de comunicação contribui para essa constituição. O trabalho sustenta-se nas teorizações de gênero e identidade, tendo como principais referências as produções de Judith Butler, Joan Scott, Laura Corrêa, Antônio Ciampa e Tomaz Tadeu da Silva.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2876
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2876/2864
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 24 n. 2 (2011); 192-197
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944177360830464