“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2876 |
Resumo: | O presente artigo busca fazer uma análise da campanha publicitária da Bombril, lançada em março de 2011, pensando, não em seus aspectos técnicos específicos ao campo da publicidade e propaganda, mas no discurso que ela veicula. Entendendo a publicidade como importante ferramenta das ideologias capitalistas, mas também como formadora de sujeitos e valores, buscamos discutir a constituição das mulheres na sociedade contemporânea pensando na forma como essa ferramenta de comunicação contribui para essa constituição. O trabalho sustenta-se nas teorizações de gênero e identidade, tendo como principais referências as produções de Judith Butler, Joan Scott, Laura Corrêa, Antônio Ciampa e Tomaz Tadeu da Silva. |
id |
UFSM-10_2b89a28d9ddfab84294bd6631d76f58a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2876 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADEMulherPublicidadeGêneroIdentidadeBombrilO presente artigo busca fazer uma análise da campanha publicitária da Bombril, lançada em março de 2011, pensando, não em seus aspectos técnicos específicos ao campo da publicidade e propaganda, mas no discurso que ela veicula. Entendendo a publicidade como importante ferramenta das ideologias capitalistas, mas também como formadora de sujeitos e valores, buscamos discutir a constituição das mulheres na sociedade contemporânea pensando na forma como essa ferramenta de comunicação contribui para essa constituição. O trabalho sustenta-se nas teorizações de gênero e identidade, tendo como principais referências as produções de Judith Butler, Joan Scott, Laura Corrêa, Antônio Ciampa e Tomaz Tadeu da Silva.Universidade Federal de Santa Maria2012-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2876Revista Sociais e Humanas; v. 24 n. 2 (2011); 192-1972317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2876/2864Abreu, Ana Luiza NunesAzerêdo, Sandra Maria da MataCampos, Sara de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:15:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2876Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:15:23Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE |
title |
“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE |
spellingShingle |
“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE Abreu, Ana Luiza Nunes Mulher Publicidade Gênero Identidade Bombril |
title_short |
“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE |
title_full |
“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE |
title_fullStr |
“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE |
title_full_unstemmed |
“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE |
title_sort |
“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE |
author |
Abreu, Ana Luiza Nunes |
author_facet |
Abreu, Ana Luiza Nunes Azerêdo, Sandra Maria da Mata Campos, Sara de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Azerêdo, Sandra Maria da Mata Campos, Sara de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Ana Luiza Nunes Azerêdo, Sandra Maria da Mata Campos, Sara de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulher Publicidade Gênero Identidade Bombril |
topic |
Mulher Publicidade Gênero Identidade Bombril |
description |
O presente artigo busca fazer uma análise da campanha publicitária da Bombril, lançada em março de 2011, pensando, não em seus aspectos técnicos específicos ao campo da publicidade e propaganda, mas no discurso que ela veicula. Entendendo a publicidade como importante ferramenta das ideologias capitalistas, mas também como formadora de sujeitos e valores, buscamos discutir a constituição das mulheres na sociedade contemporânea pensando na forma como essa ferramenta de comunicação contribui para essa constituição. O trabalho sustenta-se nas teorizações de gênero e identidade, tendo como principais referências as produções de Judith Butler, Joan Scott, Laura Corrêa, Antônio Ciampa e Tomaz Tadeu da Silva. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2876 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2876/2864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 24 n. 2 (2011); 192-197 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944177360830464 |