FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Angélica Balconi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa, Vânia Medianeira Flores, Balsan, Laércio André Gassen, Schetinger, Maria Rosa Chitolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5345
Resumo: O presente artigo busca identificar os fatores motivacionais (intrínsecos) e higiênicos (extrínsecos) considerados relevantes na visão dos alunos e professores em uma instituição pública de ensino onde a produtividade dos indivíduos é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência dos Programas de Pós Graduação (PPG). Participaram deste estudo, uma amostra de 200 alunos e 52 professores dos PPGs em Química, Bioquímica Toxicológica, Biodiversidade Animal e Matemática da UFSM. Os quais responderam um questionário contendo 20 questões das quais teriam que assinalar os 10 principais fatores de motivação por ordem de importância. A análise dos resultados permitiu observar que os fatores motivacionais considerados mais importantes para a motivação de alunos e professores estão relacionados ao crescimento, a realização pessoal e profissional. A maioria do público avaliado considera o fator “gosto do que faço” como o mais importante para a motivação.  A análise dos fatores higiênicos revela que as bolsas concedidas pelas agências financiadoras representam um fator muito importante para os alunos, enquanto apoio financeiro, linhas de pesquisa e o relacionamento com os colegas foram considerados muito importantes pelos docentes.
id UFSM-10_c74048b3421e7010c05855ba366b7735
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5345
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERALFatores de motivação e higiênicosProgramas de pós-graduaçãoDocentesDiscentesInstituição de Ensino SuperiorO presente artigo busca identificar os fatores motivacionais (intrínsecos) e higiênicos (extrínsecos) considerados relevantes na visão dos alunos e professores em uma instituição pública de ensino onde a produtividade dos indivíduos é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência dos Programas de Pós Graduação (PPG). Participaram deste estudo, uma amostra de 200 alunos e 52 professores dos PPGs em Química, Bioquímica Toxicológica, Biodiversidade Animal e Matemática da UFSM. Os quais responderam um questionário contendo 20 questões das quais teriam que assinalar os 10 principais fatores de motivação por ordem de importância. A análise dos resultados permitiu observar que os fatores motivacionais considerados mais importantes para a motivação de alunos e professores estão relacionados ao crescimento, a realização pessoal e profissional. A maioria do público avaliado considera o fator “gosto do que faço” como o mais importante para a motivação.  A análise dos fatores higiênicos revela que as bolsas concedidas pelas agências financiadoras representam um fator muito importante para os alunos, enquanto apoio financeiro, linhas de pesquisa e o relacionamento com os colegas foram considerados muito importantes pelos docentes.Universidade Federal de Santa Maria2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5345Revista Sociais e Humanas; v. 26 n. 3 (2013); 608-6212317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5345/pdfMoro, Angélica BalconiCosta, Vânia Medianeira FloresBalsan, Laércio André GassenSchetinger, Maria Rosa Chitolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:18:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5345Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:18:31Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL
title FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL
spellingShingle FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL
Moro, Angélica Balconi
Fatores de motivação e higiênicos
Programas de pós-graduação
Docentes
Discentes
Instituição de Ensino Superior
title_short FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL
title_full FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL
title_fullStr FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL
title_full_unstemmed FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL
title_sort FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL
author Moro, Angélica Balconi
author_facet Moro, Angélica Balconi
Costa, Vânia Medianeira Flores
Balsan, Laércio André Gassen
Schetinger, Maria Rosa Chitolina
author_role author
author2 Costa, Vânia Medianeira Flores
Balsan, Laércio André Gassen
Schetinger, Maria Rosa Chitolina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Angélica Balconi
Costa, Vânia Medianeira Flores
Balsan, Laércio André Gassen
Schetinger, Maria Rosa Chitolina
dc.subject.por.fl_str_mv Fatores de motivação e higiênicos
Programas de pós-graduação
Docentes
Discentes
Instituição de Ensino Superior
topic Fatores de motivação e higiênicos
Programas de pós-graduação
Docentes
Discentes
Instituição de Ensino Superior
description O presente artigo busca identificar os fatores motivacionais (intrínsecos) e higiênicos (extrínsecos) considerados relevantes na visão dos alunos e professores em uma instituição pública de ensino onde a produtividade dos indivíduos é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência dos Programas de Pós Graduação (PPG). Participaram deste estudo, uma amostra de 200 alunos e 52 professores dos PPGs em Química, Bioquímica Toxicológica, Biodiversidade Animal e Matemática da UFSM. Os quais responderam um questionário contendo 20 questões das quais teriam que assinalar os 10 principais fatores de motivação por ordem de importância. A análise dos resultados permitiu observar que os fatores motivacionais considerados mais importantes para a motivação de alunos e professores estão relacionados ao crescimento, a realização pessoal e profissional. A maioria do público avaliado considera o fator “gosto do que faço” como o mais importante para a motivação.  A análise dos fatores higiênicos revela que as bolsas concedidas pelas agências financiadoras representam um fator muito importante para os alunos, enquanto apoio financeiro, linhas de pesquisa e o relacionamento com os colegas foram considerados muito importantes pelos docentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5345
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5345/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 26 n. 3 (2013); 608-621
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944177733074944