FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5345 |
Resumo: | O presente artigo busca identificar os fatores motivacionais (intrínsecos) e higiênicos (extrínsecos) considerados relevantes na visão dos alunos e professores em uma instituição pública de ensino onde a produtividade dos indivíduos é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência dos Programas de Pós Graduação (PPG). Participaram deste estudo, uma amostra de 200 alunos e 52 professores dos PPGs em Química, Bioquímica Toxicológica, Biodiversidade Animal e Matemática da UFSM. Os quais responderam um questionário contendo 20 questões das quais teriam que assinalar os 10 principais fatores de motivação por ordem de importância. A análise dos resultados permitiu observar que os fatores motivacionais considerados mais importantes para a motivação de alunos e professores estão relacionados ao crescimento, a realização pessoal e profissional. A maioria do público avaliado considera o fator “gosto do que faço” como o mais importante para a motivação. A análise dos fatores higiênicos revela que as bolsas concedidas pelas agências financiadoras representam um fator muito importante para os alunos, enquanto apoio financeiro, linhas de pesquisa e o relacionamento com os colegas foram considerados muito importantes pelos docentes. |
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FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS CONSIDERADOS RELEVANTES NA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERALFatores de motivação e higiênicosProgramas de pós-graduaçãoDocentesDiscentesInstituição de Ensino SuperiorO presente artigo busca identificar os fatores motivacionais (intrínsecos) e higiênicos (extrínsecos) considerados relevantes na visão dos alunos e professores em uma instituição pública de ensino onde a produtividade dos indivíduos é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência dos Programas de Pós Graduação (PPG). Participaram deste estudo, uma amostra de 200 alunos e 52 professores dos PPGs em Química, Bioquímica Toxicológica, Biodiversidade Animal e Matemática da UFSM. Os quais responderam um questionário contendo 20 questões das quais teriam que assinalar os 10 principais fatores de motivação por ordem de importância. A análise dos resultados permitiu observar que os fatores motivacionais considerados mais importantes para a motivação de alunos e professores estão relacionados ao crescimento, a realização pessoal e profissional. A maioria do público avaliado considera o fator “gosto do que faço” como o mais importante para a motivação. A análise dos fatores higiênicos revela que as bolsas concedidas pelas agências financiadoras representam um fator muito importante para os alunos, enquanto apoio financeiro, linhas de pesquisa e o relacionamento com os colegas foram considerados muito importantes pelos docentes.Universidade Federal de Santa Maria2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5345Revista Sociais e Humanas; v. 26 n. 3 (2013); 608-6212317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5345/pdfMoro, Angélica BalconiCosta, Vânia Medianeira FloresBalsan, Laércio André GassenSchetinger, Maria Rosa Chitolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:18:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5345Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:18:31Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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