JOGO DE ENGENHARIA ECONÔMICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8169 |
Resumo: | http://dx.doi.org/10.5902/223611708169O presente artigo demonstra um jogo criado para auxiliar na disciplina de Engenharia Econômica dos cursos voltados nas áreas das Engenharias, na plataforma Moodle. Este jogo leva em consideração a variação da metodologia de ensino nas universidades, dispondo aos alunos um ambiente inovador que os influenciam ao aprendizado. Quanto à metodologia, esta pesquisa é classificada como exploratória, quanto a abordagem é classificada como qualitativa uma vez que foi utilizado livros, artigos, periódicos para descrever na revisão bibliográfica a base conceitual de temas como: valor presente líquido, taxas de juros, custo de capital e sistemas de amortização que foram necessários desenvolver o jogo. O resultado final é o jogo de Engenharia Econômica composto por cinco etapas que são interligadas dentro de uma lógica acadêmica, mas independentes uma das outras, as quais levam os alunos a praticar o conteúdo transmitido em sala de aula, em um ambiente virtual que estimula o aprendizado, simulando um ambiente empresarial, unindo a teoria com a prática. |
id |
UFSM-15_3a3023953b1392d39deedb54d9bca724 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8169 |
network_acronym_str |
UFSM-15 |
network_name_str |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
repository_id_str |
|
spelling |
JOGO DE ENGENHARIA ECONÔMICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLEEngenharia EconômicaJogo de Engenharia EconômicaJogo Didático.http://dx.doi.org/10.5902/223611708169O presente artigo demonstra um jogo criado para auxiliar na disciplina de Engenharia Econômica dos cursos voltados nas áreas das Engenharias, na plataforma Moodle. Este jogo leva em consideração a variação da metodologia de ensino nas universidades, dispondo aos alunos um ambiente inovador que os influenciam ao aprendizado. Quanto à metodologia, esta pesquisa é classificada como exploratória, quanto a abordagem é classificada como qualitativa uma vez que foi utilizado livros, artigos, periódicos para descrever na revisão bibliográfica a base conceitual de temas como: valor presente líquido, taxas de juros, custo de capital e sistemas de amortização que foram necessários desenvolver o jogo. O resultado final é o jogo de Engenharia Econômica composto por cinco etapas que são interligadas dentro de uma lógica acadêmica, mas independentes uma das outras, as quais levam os alunos a praticar o conteúdo transmitido em sala de aula, em um ambiente virtual que estimula o aprendizado, simulando um ambiente empresarial, unindo a teoria com a prática.Universidade Federal de Santa Maria2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/816910.5902/223611708169Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 12, N. 12, JUL., 2013; 2606-2616Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 12, N. 12, JUL., 2013; 2606-26162236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8169/pdf_1http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeise, Andreas DittmarSchimith, Cristiano DescoviSilva, Nilton Camargo Batista da2022-09-26T12:46:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8169Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2022-09-26T12:46:59Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGO DE ENGENHARIA ECONÔMICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE |
title |
JOGO DE ENGENHARIA ECONÔMICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE |
spellingShingle |
JOGO DE ENGENHARIA ECONÔMICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE Weise, Andreas Dittmar Engenharia Econômica Jogo de Engenharia Econômica Jogo Didático. |
title_short |
JOGO DE ENGENHARIA ECONÔMICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE |
title_full |
JOGO DE ENGENHARIA ECONÔMICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE |
title_fullStr |
JOGO DE ENGENHARIA ECONÔMICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE |
title_full_unstemmed |
JOGO DE ENGENHARIA ECONÔMICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE |
title_sort |
JOGO DE ENGENHARIA ECONÔMICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE |
author |
Weise, Andreas Dittmar |
author_facet |
Weise, Andreas Dittmar Schimith, Cristiano Descovi Silva, Nilton Camargo Batista da |
author_role |
author |
author2 |
Schimith, Cristiano Descovi Silva, Nilton Camargo Batista da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weise, Andreas Dittmar Schimith, Cristiano Descovi Silva, Nilton Camargo Batista da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Econômica Jogo de Engenharia Econômica Jogo Didático. |
topic |
Engenharia Econômica Jogo de Engenharia Econômica Jogo Didático. |
description |
http://dx.doi.org/10.5902/223611708169O presente artigo demonstra um jogo criado para auxiliar na disciplina de Engenharia Econômica dos cursos voltados nas áreas das Engenharias, na plataforma Moodle. Este jogo leva em consideração a variação da metodologia de ensino nas universidades, dispondo aos alunos um ambiente inovador que os influenciam ao aprendizado. Quanto à metodologia, esta pesquisa é classificada como exploratória, quanto a abordagem é classificada como qualitativa uma vez que foi utilizado livros, artigos, periódicos para descrever na revisão bibliográfica a base conceitual de temas como: valor presente líquido, taxas de juros, custo de capital e sistemas de amortização que foram necessários desenvolver o jogo. O resultado final é o jogo de Engenharia Econômica composto por cinco etapas que são interligadas dentro de uma lógica acadêmica, mas independentes uma das outras, as quais levam os alunos a praticar o conteúdo transmitido em sala de aula, em um ambiente virtual que estimula o aprendizado, simulando um ambiente empresarial, unindo a teoria com a prática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8169 10.5902/223611708169 |
url |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8169 |
identifier_str_mv |
10.5902/223611708169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/8169/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 12, N. 12, JUL., 2013; 2606-2616 Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 12, N. 12, JUL., 2013; 2606-2616 2236-1170 2236-1170 reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
collection |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com |
_version_ |
1799950574001586176 |