AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/17526 |
Resumo: | Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação deprofessores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPESaté setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem paraentender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e aprática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências daperspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas deformação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre ocotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria umasérie de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favorda etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potenteanálise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionama análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas epermitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas. |
id |
UFSM-16_373d12ce8553827ca513ce91c3e4647b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17526 |
network_acronym_str |
UFSM-16 |
network_name_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPESPolíticas Públicas de Formação de ProfessoresFormação em Educação FísicaPrática pedagógica.Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação deprofessores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPESaté setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem paraentender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e aprática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências daperspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas deformação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre ocotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria umasérie de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favorda etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potenteanálise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionama análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas epermitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas.Universidade Federal de Santa Maria2013-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1752610.5902/2316546417526Kinesis; Kinesis, v. 31, n. 1, jan./jun. 2013.Kinesis; Kinesis, v. 31, n. 1, jan./jun. 2013.Kinesis; Kinesis, v. 31, n. 1, jan./jun. 2013.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/17526/10511Rocha, Leandro OliveiraNeto, Vicente MolinaBossole, FabianoWittizorecki, Elisandro Schultzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-01T19:00:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17526Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2015-04-01T19:00:46Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES |
title |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES |
spellingShingle |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES Rocha, Leandro Oliveira Políticas Públicas de Formação de Professores Formação em Educação Física Prática pedagógica. |
title_short |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES |
title_full |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES |
title_fullStr |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES |
title_full_unstemmed |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES |
title_sort |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES |
author |
Rocha, Leandro Oliveira |
author_facet |
Rocha, Leandro Oliveira Neto, Vicente Molina Bossole, Fabiano Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
author2 |
Neto, Vicente Molina Bossole, Fabiano Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Leandro Oliveira Neto, Vicente Molina Bossole, Fabiano Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas de Formação de Professores Formação em Educação Física Prática pedagógica. |
topic |
Políticas Públicas de Formação de Professores Formação em Educação Física Prática pedagógica. |
description |
Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação deprofessores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPESaté setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem paraentender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e aprática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências daperspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas deformação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre ocotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria umasérie de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favorda etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potenteanálise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionama análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas epermitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/17526 10.5902/2316546417526 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/17526 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316546417526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/17526/10511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Kinesis; Kinesis, v. 31, n. 1, jan./jun. 2013. Kinesis; Kinesis, v. 31, n. 1, jan./jun. 2013. Kinesis; Kinesis, v. 31, n. 1, jan./jun. 2013. 2316-5464 0102-8308 reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
collection |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com |
_version_ |
1799944083705167872 |