AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leandro Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Neto, Vicente Molina, Bossole, Fabiano, Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/17526
Resumo: Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação deprofessores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPESaté setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem paraentender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e aprática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências daperspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas deformação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre ocotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria umasérie de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favorda etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potenteanálise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionama análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas epermitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas.
id UFSM-16_373d12ce8553827ca513ce91c3e4647b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17526
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPESPolíticas Públicas de Formação de ProfessoresFormação em Educação FísicaPrática pedagógica.Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação deprofessores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPESaté setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem paraentender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e aprática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências daperspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas deformação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre ocotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria umasérie de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favorda etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potenteanálise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionama análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas epermitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas.Universidade Federal de Santa Maria2013-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1752610.5902/2316546417526Kinesis; Kinesis, v. 31, n. 1, jan./jun. 2013.Kinesis; Kinesis, v. 31, n. 1, jan./jun. 2013.Kinesis; Kinesis, v. 31, n. 1, jan./jun. 2013.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/17526/10511Rocha, Leandro OliveiraNeto, Vicente MolinaBossole, FabianoWittizorecki, Elisandro Schultzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-01T19:00:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17526Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2015-04-01T19:00:46Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES
title AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES
spellingShingle AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES
Rocha, Leandro Oliveira
Políticas Públicas de Formação de Professores
Formação em Educação Física
Prática pedagógica.
title_short AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES
title_full AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES
title_fullStr AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES
title_full_unstemmed AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES
title_sort AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE REVISÃO DO BANCO DE TESES DA CAPES
author Rocha, Leandro Oliveira
author_facet Rocha, Leandro Oliveira
Neto, Vicente Molina
Bossole, Fabiano
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Neto, Vicente Molina
Bossole, Fabiano
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Leandro Oliveira
Neto, Vicente Molina
Bossole, Fabiano
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas de Formação de Professores
Formação em Educação Física
Prática pedagógica.
topic Políticas Públicas de Formação de Professores
Formação em Educação Física
Prática pedagógica.
description Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação deprofessores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPESaté setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem paraentender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e aprática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências daperspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas deformação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre ocotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria umasérie de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favorda etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potenteanálise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionama análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas epermitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/17526
10.5902/2316546417526
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/17526
identifier_str_mv 10.5902/2316546417526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/17526/10511
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, v. 31, n. 1, jan./jun. 2013.
Kinesis; Kinesis, v. 31, n. 1, jan./jun. 2013.
Kinesis; Kinesis, v. 31, n. 1, jan./jun. 2013.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083705167872